Em meio a uma crescente preocupação com a escassez de água e o uso sustentável dos recursos hídricos, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas atingiu um marco: a redução de 20,83% nas perdas de água no município em setembro de 2024. De acordo com o departamento, esse índice coloca a cidade entre as poucas do Brasil a alcançar tal feito, considerando que, no cenário nacional, 38,3% da água tratada é desperdiçada no percurso entre as estações de tratamento e as residências.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
De acordo com um estudo do Instituto Trata Brasil de 2020, o índice médio de perdas no país é alarmante. A cada 100 litros de água tratada, 38 litros não chegam ao consumidor final, resultando em prejuízos financeiros que ultrapassam os R$ 11 bilhões anuais e o equivalente a mais de 7 mil piscinas olímpicas de água perdida. Em Poços de Caldas, a situação já foi semelhante, com perdas de até 47%.
O combate às perdas traz inúmeros benefícios ao saneamento público:
- Ao DMAE – redução de custos de produção e distribuição, gastando menos energia e produtos químicos, além de maior capacidade de investimento;
- Aos consumidores – melhoria no abastecimento e na qualidade da água:
- Ao meio ambiente – menor captação de água gerando maior sustentabilidade;
- Ao município – aumento de receita – maior disponibilidade de atendimento aos consumidores e as empresas e principalmente, melhor qualidade de vida.
Fonte: DMAE