O Governo de Minas Gerais se prepara para lançar, em 2026, a 6ª edição do programa Trilhas de Futuro, que oferecerá 50 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio em todo o estado. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Educação, visa ampliar o acesso à formação técnica de qualidade, aproximando os jovens do mercado de trabalho e fortalecendo a economia local por meio da qualificação profissional.
Clique aqui e acesse o canal de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Em Poços de Caldas, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) participa ativamente do programa e está credenciando quatro novos cursos técnicos para a próxima edição: Técnico em Comércio, Sistemas de Energia, Desenvolvimento de Sistemas e Artes Visuais. Caso todos sejam aprovados, serão ofertadas 160 vagas gratuitas para estudantes do município.
Atualmente, o campus já executa a 5ª edição do programa, com o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, iniciado em janeiro de 2025. A formação tem duração de um ano e meio e é voltada a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, promovendo uma integração entre a educação regular e o ensino técnico.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Educacional do IFSULDEMINAS e coordenador geral do programa na instituição, Mateus dos Santos, a continuidade e a expansão do Trilhas de Futuro são fundamentais para o desenvolvimento local. “A oportunidade que esse programa oferece é de suma importância para os jovens. Quando temos uma parceria como essa, isso possibilita outros cursos e mais vagas de formação técnica para a comunidade.”
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, a iniciativa tem impacto direto no futuro dos estudantes e no crescimento da cidade. “O Trilhas de Futuro é mais do que uma política pública de educação, é um investimento direto no potencial dos nossos jovens e na economia da cidade. Cada curso homologado significa abrir portas para novas oportunidades de emprego e para o fortalecimento da mão de obra local.”