ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | Após receber doação de medula; jovem faz relato emocionante

Compartilhe nas redes sociais

No dia 31 de maio, o poços-caldense José Augusto de Oliveira de 27 anos comemorou o seu renascimento ao receber a doação de uma medula. Em maio de 2020, José foi diagnosticado com leucemia e deu início ao tratamento, chegou a precisar de doação de sangue, momento em que uma campanha foi iniciada por amigos e familiares.  Na época, José escreveu uma carta aberta relatando o que vivia e o desejo de viver. 

Agora, já com a medula compatível em seu corpo, segue em um processo de recuperação  que inclui as transfusões de sangue. Recentemente, José escreveu um texto sobre suas perspectivas e de como tem sido este processo, confira o relato na íntegra abaixo:

“Olá pessoal, sou eu, José Augusto.

Depois de alguns dias de alta resolvi escrever um pequeno texto pra falar um pouco como tá sendo a nova rotina e as novas perspectivas. Hoje é 05/06/2021, dia 5 da nova vida! Os processos do meu TMO foram muito agressivos, porém muito eficazes. As quimios e as rádios que fiz foram muito potentes. Me deixaram muito mal por muitos dias. Mas não teve jeito. Eu sabia que seriam dias sofridos, porém uma coisa é você saber, outra coisa é você viver.

Acredito que passei bem por essa fase. Blindei bem a mente. Saio mais forte! A medula pegou no dia 31/05/2021. Isso quer dizer que a “minha fábrica de sangue original” foi trocada e agora o novo sangue tá sendo produzido. O transplante de medula óssea (TMO) foi sem dúvidas o momento mais importante do meu tratamento e era o mais aguardado, mas não significa que acabou. Um ponto final foi dado e um novo capítulo começa a ser escrito. E como é este novo capítulo? Com extremos cuidados! Eu tenho zero sistema de defesa! Meu corpo está completamente debilitado! De fato, eu renasci. Um bebê num corpo de um homem de 27 anos. Eu sinto muitas dores nos ossos e na boca, tenho diarreia por causa das medicações, sinto muita fraqueza. Eu não consigo andar 20 metros que minhas pernas começam a tremer; preciso tomar banho sentado pois não consigo ficar de pé. Não posso ficar muito no sol, uso blusa e protetor, boné e óculos escuros pra proteger os olhos. Perdi 6 kg em um mês, estou pesando 64 kg. O meu peso normal, antes da doença, era em torno de 73/74 kg. Mas não se assustem, isso é normal. Eu só vou tomar a minha primeira vacina daqui 90 dias, então os primeiros 3/4 meses são os mais críticos. Depois o corpo começa a ter novamente anticorpos, e com as fisioterapias e atividades físicas vai voltar ao normal. Ainda farei algumas transfusões de sangue e de plaquetas nas próximas semanas porque a nova medula ainda não tá produzindo 100%.

Sobre o hospital de base que fiz os procedimentos. Pouts, sem palavras pra descrever o pessoal daqui. Que estrutura, que equipe! Todos muito competentes, acolhedores, carinhosos, inteligentes. Precisamos reconhecer o trabalho de todos os profissionais da saúde, a importância dos cuidados e da cautela, a importância da CIÊNCIA, a importância dos estudos! Estamos no século XXI, vamos acordar – vamos valorizar quem estuda e quem rala no dia a dia, e não quem só fala e pouco faz. Vamos valorizar o que é certo, não sejamos mesquinhos! O câncer é uma doença que está sendo vencida cada vez mais graças à ciência. Nosso SUS é um sistema bonito, que funciona bem, que cuida das pessoas. Hospital público, mas bate de frente com qualquer hospital particular de país de primeiro mundo! O SUS é foda! NOSSO PAÍS É FODA, uma pena que tem tanta corrupção e ineficiência! Tanto em Poços de Caldas(MG), quanto aqui em São José do Rio Preto (SP) o atendimento e o apoio aos pacientes oncológicos é sensacional. É perfeito? Não. Mas é muito bom e que com alguns ajustes se tornará uma referência mundial. Digo isso com muita propriedade por estar vivendo intensamente. Mas claro, o paciente precisa querer lutar também, né?! Muito fácil delegar as responsabilidades.

Anotem aí… tá nascendo um cara que vai bater de frente com esses políticos … (tem um palavrão bem feio aqui) … que roubam do sistema pra benefício próprio. Esses caras vão comprar briga com um cara muito motivado. Estou com sangue nos olhos, e sangue novo rs. Como diria o Neymar, o pai tá on rsrs. Vou lutar pelo meu país. É muito gostoso ser brasileiro e não podemos aceitar que roubem os nossos sonhos, nossos talentos, nossas potencialidades e oportunidades! Gostaria de falar um pouco sobre a casa de apoio que estou ficando! Que lugar agradável e receptivo. Parece um mini-hotel. Eles recebem pacientes oncológicos e acompanhantes do Brasil inteiro – tem gente de Minas, da Bahia, do Mato Grosso do Sul… a comida é uma delícia, parece comida de vó. Custo zero para pacientes, o local funciona por doações (mais um motivo de se orgulhar do Brasil – um país solidário). Aqui na casa de apoio eles respeitam muito os protocolos de segurança, vou mandar algumas fotos pra vocês verem como é. Fica a 20 min do hospital, mas de App de transporte, é barato e dura 5 min de carro. Pra fechar… não tenho palavras pra descrever o que passa no meu coração agora e tudo o que estou vivendo o e o que vivi nos últimos meses! Um sentimento muito bom, um sentimento de gratidão! Uma nova oportunidade tá sendo dada e ela sem dúvidas será muito bem aproveitada! Obrigado a todos pelas orações e boas energias!!!! De todo o meu coração!!!! Um fraterno abraço. José Augusto de Oliveira”.

Doação de sangue Fundação Hemominas

A unidade em Poços de Caldas  funciona de segunda a sexta de 7h00 às 11h30 da manhã e toda quarta-feira das 16h às 20h . Para fazer a doação é só agendar pelo site www.hemominas.mg.gov.br.

 

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/IwoMVADrrA97OElo5cLwpX