ONDA POÇOS

POÇOS DE CALDAS | 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Compartilhe nas redes sociais

Os Conselhos Tutelares de Poços de Caldas se reuniram na manhã deste (18/05), data de conscientização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. No dia 18 de maio é lembrado nacionalmente a data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

No município o mais recente relatório  apontou varias violações de direitos que foram  encaminhadas aos órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos a fim de sanar as demandas identificadas. O abuso sexual contra crianças e adolescentes consiste em: Qualquer ato de natureza erótica entre um adulto ou adolescente mais velho e uma criança/adolescente (existe uma relação desigual de idade, poder, influência, força física), com ou sem contato físico, com ou sem o uso de força física (pode haver uma manipulação psicológica da criança para que ela ceda ao abuso, por exemplo).

Existem alguns tipos de abuso sendo eles: Intrafamiliar: perpetrado por pessoas do convívio doméstico da criança (ex: pais, padrastos/madrastas, avós, tios, cuidadores). Extrafamiliar: perpetrado por pessoas  até então desconhecidas da criança ou por conhecidos que convivem com ela em ocasiões sociais (ex: professores, figuras religiosas, profissionais que prestam algum atendimento, vizinhos, amigos da família etc.

O crime de estupro contra vulnerável é descrito no artigo 217-A do Código Penal, criado pela Lei 12.015/2009. O texto do mencionado artigo veda a prática de conjunção carnal ou outro ato libidinoso com menor de 14 anos, sob pena de reclusão de 8 a 15 anos .O objeto jurídico tutelado é a dignidade sexual do vulnerável (criança e/ou adolescente), e não a liberdade sexual, afinal, neste crime, não se discute se a vítima consentiu ou não com o ato sexual. O Conselho Tutelar ao receber notícia de ameaça e/ou violação de Direito da criança e/ou adolescente, e verificado haver indícios de crime, e aplica-se  Medidas de Proteção e encaminhar ao Ministério Público, conforme preconiza o Art. 136, inciso IV, do ECA.

Os conselheiros Tutelares alertam sobre a importância de denúncia toda e qualquer suspeita de violação contra crianças  e adolescentes no nosso município, pois o que move atuação do órgão são as denúncias a que são prontamente averiguadas e posteriormente são realizados os encaminhamentos necessários de acordo com as  atribuições do órgão seguindo o que determina leí 8069/90 Estatuto da Criança e do Adolescente.

Em Poços de Caldas existem dois Conselhos Tutelares:

Conselho Tutelar- Região Centro/Leste

Horário de Funcionamento:

Seg. a Sex. 08:00 ás 18:00

Rua Piauí- n°430-Centro

Disque 100(Ligação gratuita)

3697-2185

3697-2098

Plantão: Ligue 190( Após asa 18:00 e Finais de Semana e Feriados)

Conselho Tutelar- Região Sul/Oeste

Disque 100(Ligação gratuita)

Rua  Barão do Campo Mistico n° 113-Centro

3697-2116

3712-0726

Plantão: Ligue 190( Após as18:00 e Finais de Semana e Feriados)

Fonte: Conselho Tutelas de Poços de Caldas

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: 

https://chat.whatsapp.com/DlzKvV1sNDALKVDrhb4lA2