A poços-caldense Laudelina de Campos Melo é a homenageada desta segunda-feira,12, no Doodle do Google. A homenagem acontece no dia em que completaria 116 anos.
Laudelina de Campos Melo foi uma brasileira, defensora dos direitos das mulheres e das empregadas domésticas, fundadora do primeiro sindicato de trabalhadoras domésticas do Brasil. A poços-caldense era, filha de pais alforriados pela Lei do Ventre Livre, em 1871. Seu pai faleceu quando Laudelina tinha 12 anos, atingido por uma árvore que cortava com outros dois filhos. Obrigada a trabalhar como empregada doméstica desde os 7 anos de idade, abandonou a escola para cuidar dos cinco irmãos mais novos, enquanto a mãe trabalhava.
Em 1930 começou a atuar a atuar de forma mais intensa em movimentos populares, de cunho político e reivindicatório, após se filiar ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Laudelina também trabalhou para a fundação da Frente Negra Brasileira, militando na maior associação da história do movimento negro, que chegou a ter 30 mil filiados ao longo da década de 1930.
A poços-caldense faleceu em 12 de maio de 1991 aos 86 anos.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: