A Polícia Militar de Poços de Caldas lançou, na manhã desta terça-feira (1/8), na Praça Pedro Sanches, a Operação Agosto Lilás, que visa, principalmente, a redução de crimes de violência cometidos contra a mulher. O mês de agosto marca os 17 anos da Lei Maria da Penha e a ação policial militar vai durar até meados de setembro.
O objetivo é chamar a atenção não só da mulher, da vítima, mas também de familiares, amigos e mesmo vizinhos, para detectarem os primeiros sinais de agressões. São cinco os pontos de violência, física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Na cidade, a ação tem apoio da secretaria de Defesa Social, através da Guarda Civil Municipal e Demutran. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Penal também participaram do lançamento dos trabalhos.
As denúncias podem ser feitas de várias maneiras. Através da denúncia anônima, pelo telefone 180. Denúncia emergencial, telefone 190.
Com a missão de propiciar um atendimento mais humanizado à mulher vítima de violência doméstica e família e desestimular ações criminosas no ambiente domiciliar, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) conta com o serviço Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD). A patrulha consiste em guarnição, qualificada e treinada composta por uma policial feminino e um policial masculino, que prestam serviço de proteção à vítima, garantindo o seu encaminhamento aos demais órgãos da Rede Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, de tal forma que receba do poder público, no menor tempo possível, a atenção devida a cada caso, bem como atuam na dissuasão do agressor, incidindo na quebra do ciclo da violência.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg