A partir desta quinta-feira (13 de fevereiro), as viaturas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) passam a contar com uma nova identidade visual. Em preto e caqui, os 123 veículos do modelo Renault Duster começam a circular pelas ruas do Estado. A mudança visa uniformizar as viaturas com as cores já presentes nas fardas dos policiais militares.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
De acordo com o Comandante-Geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a nova identidade visual foi pensada com base em um estudo prévio e nas cores já utilizadas, criando maior harmonia entre o veículo e o policial. A escolha da nova identidade foi definida por meio de uma votação popular realizada nas redes sociais, sendo essa a opção mais votada pela maioria.
As novas viaturas terão seu primeiro grande desafio na segurança do Carnaval de Belo Horizonte, e, posteriormente, serão distribuídas para outras cidades do Estado.
Além da nova identidade visual, os veículos também trazem uma mudança no giroflex, agora na cor azul. “De acordo com uma padronização internacional, a luz azul transmite tranquilidade, enquanto a luz vermelha transmite urgência. Por isso, durante o patrulhamento de rotina, utilizaremos a luz azul, e em ações de patrulhamento ostensivo e repressivo, como captura de suspeitos ou atendimento de emergência, como o caso de uma criança engasgada, usaremos a luz vermelha”, explicou o Comandante-Geral.
Esses novos veículos fazem parte de um processo contínuo de renovação da frota da PMMG. De acordo com o Governador Romeu Zema (Novo), a aquisição não gerou custo adicional, e as viaturas serão trocadas gradualmente, com um prazo de até 3 anos para a substituição dos 9.700 veículos atualmente em operação no Estado.