ONDA POÇOS

Plataforma mostra que avião que explodiu em Ubatuba passou por Poços de Caldas antes do acidente

O piloto morreu no acidente - Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhe nas redes sociais

A plataforma de controle de voos Flightradar24 registrou parte do trajeto do avião com cinco pessoas a bordo que explodiu na Praia de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (7). O piloto faleceu no acidente, enquanto os outros quatro ocupantes foram resgatados com vida.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A aeronave, um Cessna 525 de matrícula PR-GFS, decolou do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, por volta de 8h30, com destino ao aeroporto de Ubatuba. O acidente ocorreu por volta das 10h. Dados da plataforma mostram que o último registro do voo foi antes de chegar a Ubatuba, indicando que o jatinho passou por Poços de Caldas durante o trajeto.

Condições adversas podem ter contribuído para o acidente. A Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que a pista, de apenas 940 metros, estava molhada devido às más condições climáticas. O Cessna 525 exige ao menos 789 metros de pista para pousar, segundo informações do fabricante.

O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) relatou que o avião passou por uma “excursão de pista”, um termo utilizado para descrever quando uma aeronave sai da pista durante o pouso ou decolagem.

Fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft, o avião tem capacidade para sete passageiros e dois pilotos. Apesar de estar com situação de aeronavegabilidade considerada “normal” pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a operação para táxi aéreo da aeronave estava negada.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar o acidente. A análise inicial inclui coleta de dados, preservação de evidências e avaliação de danos à aeronave.