Pesquisar
Pesquisar
Home Notícias

Plantação de pitaia em residência de Poços de Caldas chama a atenção

31/12/2020
in Notícias
395 4
0
Plantação de pitaia em residência de Poços de Caldas chama a atenção
Compartilhe nas redes sociais

Uma plantação de pitaia na residência de um casal na zona sul de Poços de Caldas, chama a atenção. A pitaia é um cacto perene e trepador, que necessita de tutoramento para dar apoio às brotações e ao crescimento da planta, que tem estruturas pesadas. Podem ser mourões de madeira, concreto ou tronco de árvores, tendo em cima um suporte do mesmo material, ou ferro ou pneus como opções. Na casa da Helena e do Carlos, a plantação tomou conta dos muros e do quintal.

A fruta está entre as diversas frutas exóticas, que não são mais novidade, mas continuam chamando a atenção em bancas de feiras, hortifrutigranjeiros, supermercados e mercearias, a aparência peculiar de várias delas.

A fruta tem baixo teor calórico e é rica em fibras, com excelentes qualidades digestivas. A cor da polpa pode ser roxa, vermelha ou branca, dependendo da espécie, com os tons de vermelho e amarelo das cascas e as formas variadas do fruto. Inclusive, a beleza da planta, cujas flores vistosas se abrem à noite em posição ereta, permite que ela seja também utilizada para fins ornamentais.

Apesar de fácil, resistente a doenças e pragas e possível de ser realizado em todas as regiões do país, o cultivo de pitaia exige cuidados com solo, irrigação, adubação, polinização e controle de pragas e doenças, sobretudo em pomares de escala comercial, prática que ocorre há apenas cerca de 20 anos no Brasil.

Atualmente, a produção se destaca nos Estados de São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Pará e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Conhecida mundialmente como dragon fruit, ou fruta-do-dragão, a pitaia é originária do continente americano. Existem evidências de que o Cerrado, incluindo as áreas de transição com outros biomas, é um centro de dispersão de pitaias, sendo comum na região encontrar em estágio nativo a popularmente chamada pitaia-do-cerrado, ou saborosa (Selenicereus setaceus).

Outras espécies cultivadas comercialmente incluem a pitaia-vermelha de polpa branca (Hylocereus undatus), a pitaia-vermelha de polpa vermelha (Hylocereus costaricensis) e a pitaia-amarela (Selenicereus megalanthus).

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/IzlypU8K997Dj2Mdgy0kea

Previous Post

2021 terá 3 feriados prolongados

Next Post

Prefeito anuncia secretários que serão nomeados nesta sexta

Related Posts

Painel do Sine: unidade de Poços de Caldas oferta 190 vagas de trabalho
Destaques

Conecta Poços oferece 670 vagas de emprego nesta terça-feira (25)

24/11/2025
2.5k
ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar
Destaques

ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar

24/11/2025
2.5k
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Destaques

Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro

24/11/2025
3.1k
Compartilhe: telefone de emergência dos bombeiros está fora do ar
Destaques

Bombeiros alertam para instabilidade no 193 no Sul e Sudoeste de MG; veja como acionar

23/11/2025
2.8k
Next Post
Justiça acata ação de improbidade administrativa contra prefeito e secretários em Poços

Prefeito anuncia secretários que serão nomeados nesta sexta

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG