Plano Safra 2024-2025 é abordado no Onda in Foco desta quinta-feira

O programa Onda In Foco recebeu nesta quinta-feira,25, os representantes da Agência Sicoob Sarom, André Pio agente de atendimento rural e o gerente da agência Eduardo Ferreira para abordar sobre o Plano Safra 2024-2025, recentemente lançado pelo Governo Federal. O plano visa incentivar e fortalecer o setor agropecuário brasileiro, oferecendo recursos com taxas de juros significativamente reduzidas. Com esses recursos, a Sicoob Sarom está preparada para auxiliar produtores de pequeno, médio e grande porte em todas as fases de produção, desde o crédito de custeio até o crédito pós-colheita.

Durante o programa, diversas perguntas foram feitas aos representantes da Sicoob Sarom, abordando aspectos práticos do Plano Safra e outras linhas de crédito oferecidas pela cooperativa.

André Pio iniciou explicando o que é o Plano Safra e como funciona na prática. “O Plano Safra é um conjunto de políticas e programas de financiamento promovido pelo governo brasileiro, direcionado ao setor agropecuário. Seu objetivo é apoiar e fomentar a produção agrícola e pecuária, oferecendo recursos financeiros com condições especiais para pequenos, médios e grandes produtores rurais que necessitam de recursos para suas atividades sazonais ou para investimentos em infraestrutura e tecnologia. Neste Plano Safra, o nosso Sistema Sicoob disponibilizará 53,4 bilhões de reais em recursos, divididos entre as modalidades de crédito disponíveis no plano para seus cooperados, sendo que a Sarom é beneficiária desse repasse.

O governo disponibiliza recursos para diversas linhas e programas de créditos para o Plano Safra, que é acessada através de instituições financeiras, incluindo cooperativas de crédito, como o Sicoob Sarom”, explica.

As vantagens para o cooperado Sicoob Sarom também foram abordadas:

  1. Acesso Facilitado ao Crédito: os cooperados Sarom têm acesso facilitado às linhas de crédito do Plano Safra, com atendimento mais próximo e personalizado.
  2. Condições Especiais: além das taxas de juros subsidiadas, os cooperados podem contar com condições de pagamento flexíveis, adaptadas ao ciclo produtivo agrícola.
  3. Apoio Técnico e Consultoria: a cooperativa oferece apoio técnico e consultoria para orientar os cooperados na escolha da melhor linha de crédito e no planejamento financeiro de suas atividades.
  4. Fomento ao Crescimento Sustentável: com os recursos do Plano Safra, os cooperados podem investir em tecnologias e práticas sustentáveis, melhorando a eficiência e a sustentabilidade da produção.
  5. Seguro Rural: a segurança oferecida pelo seguro rural subsidiado é uma grande vantagem, protegendo o produtor contra riscos climáticos e garantindo a continuidade da produção.

“Um cooperado que deseja ampliar sua produção de café pode solicitar um financiamento de investimento para adquirir mudas, fertilizantes e comprar uma nova colheitadeira. Com as condições especiais do Plano Safra, ele pagará juros reduzidos e terá um prazo adequado para quitar o empréstimo, garantindo que possa investir no crescimento de sua produção de forma sustentável e segura”, exemplifica.

Retorno socioeconômico ao cooperado

“Entre os princípios cooperativistas, a atuação em prol dos interesses dos cooperados e das comunidades é fundamental, resultando em investimentos significativos em educação, saúde e empreendedorismo. Diferentemente das instituições financeiras tradicionais, onde o lucro é o objetivo principal, no cooperativismo de crédito, o resultado positivo é chamado de sobras, as quais são parcialmente distribuídas entre os cooperados. O cooperativismo de crédito se destaca justamente por essa distribuição das sobras. Em 2023, a Sarom destinou 51% das sobras às ações que impulsionam o desenvolvimento local. Nos últimos cinco anos, investimos R$ 37 milhões nessas iniciativas, beneficiando diretamente as comunidades onde nossa cooperativa atua”, finaliza.

📱Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

Posts Relacionados

Open chat