Foi realizada nesta quarta-feira, 23, a solenidade para entrega oficialmente para Poços de Caldas, o Plano Municipal de Turismo, projeto formatado pela empresa ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e apoio do COMTUR.
O evento aconteceu no Palace Hotel e contou com grande presença da comunidade, representada por associações de classe, empresários e pessoas ligadas ao setor.
A explanação sobre todo o conteúdo do PMT ficou a cargo de Dener Fonseca, diretor da ABET responsável técnico pelo plano. “A ideia é começar de dentro para fora, mostrar que a cidade é muito interessante para o morador para depois atrair investimentos. Essa sensação de pertencimento deve ser levada ao morador. Poços precisa de investimentos privados para melhorar a oferta turística. Temos um grande trabalho pela frente e, junto à comunidade, tem tudo para dar certo.”, ressalta Dener Fonseca.
Para o secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, a entrega do PMT é um marco para a cidade. “Faz 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor. Hoje, entregamos um projeto que prevê ações para os próximos quatro anos, com benefícios para todos os setores. É um projeto magnífico, espero que todos se apropriem para o sucesso dele. Queremos fazer com que o cidadão entenda turismo como fator predominante para a economia, cultura e desenvolvimento”.
O plano, entre outras coisas, apresenta os desafios que Poços de Caldas encontra para o avanço do turismo. O principal obstáculo, que freia o desenvolvimento da atividade turística local, é o não funcionamento do teleférico. “O não funcionamento do teleférico afeta diretamente a oferta turística de Poços de Caldas, reduz drasticamente o orçamento destinado ao FUMTUR e potencializa uma narrativa de que os pontos turísticos estão sucateados, quando, na verdade, apenas o teleférico se encontra parado”, diz a ABET.
Ao jornalista Matheus Luis, o prefeito Sérgio Azevedo confirmou que o teleférico, parado desde setembro de 2019, após um acidente, poderá ser reativado em Julho. O prefeito afirmou também que os recursos financeiros necessários para implantar as ações do PMT já estão garantidos.
Clique aqui para conferir o Plano Municipal de Turismo.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/ICmocdIwK8z3UGvnaGeq23