ONDA POÇOS

Pessoas com epilepsia poderão ser incluídas ao atendimento preferencial em Poços

Compartilhe nas redes sociais

As pessoas com epilepsia poderão ser incluídas no atendimento preferencial em Poços de Caldas. O assunto será abordado  nesta terça-feira,12, em primeira discussão na sessão da Câmara Municipal.

O projeto de lei é de autoria do vereador Douglas Eduardo de Souza.  Em sua justificativa, o vereador argumenta que, o projeto de lei se propõe a oferecer tratamento prioritário aos portadores da doença, uma vez que ela afeta a qualidade de vida do indivíduo. O projeto visa garantir  o atendimento prioritário em todos os estabelecimentos públicos e privados de Poços de Caldas, com os demais grupos de pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60, anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo, obesos, autistas, pessoas que estejam em tratamento oncológico e pessoas com fibromialgia.

A comprovação da condição de autista, de portadores de epilepsia, de estar a pessoa em tratamento oncológico ou de ter fibromialgia, se dará mediante a apresentação de declaração médica ou carteira de identificação que conste as condições.

Sobre a doença

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença acomete cerca de 2% da população brasileira e cerca de 50 milhões de pessoas no mundo. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não é causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas relativamente evidentes de epilepsia, não significando que o problema tenha menos importância se a crise não for tão aparente.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/CP717zGKac77Q3o5HRjTzb