Nesta quarta-feira, da 4 de setembro, saiu o resultado da primeira pesquisa OndaPoços/MDA Pesquisas, sobre a intenção de votos para os candidatos a prefeito de Poços de Caldas. Os números revelam um cenário de intensa competição entre os principais candidatos.
Dr. Eloísio saiu na frente e está em primeiro lugar com 23,5% das intenções de voto, seguido por Ulisses Guimarães com 22,0% e em terceiro lugar ficou o candidato Paulo Ney com 16,7%. Os três primeiros candidatos ficaram empatados dentro da margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos, mostrando que a disputa pela cadeira de prefeito de Poços de Caldas será acirrada.
Confira abaixo o resultado da primeira pesquisa de intenções de voto para prefeito de Poços de Caldas.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
Na intenção de voto estimulada Dr. Eloísio está em primeiro lugar nas intenções de voto com 23,5%, em segundo lugar Ulisses Guimarães com 22,0%, seguido por Paulo Ney com 16,7%. Os três candidatos estão empatados tecnicamente em 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Em quarto lugar está o candidato Marcelo Heitor com 10,7%. Sílvio Véio tem 2,7% das intenções de voto, na sexta colocação está Rovílson de Lima com 2,3%. Em último lugar está Breno Brum com 1,7%. Votos branco ou nulo está em 10% e os indecisos com 10,5%. Os dados indicam uma corrida eleitoral apertada entre o candidatos.
No quadro comparativo que mede o grau de rejeição que os eleitores tem de cada candidato, o Dr. Eloísio também está na frente com 51,2% de rejeição. Um dado preocupante para quem quer seguir na frente até o final da corrida eleitoral. A rejeição elevada pode complicar as intenções do candidato em ganhar as eleições. Em segundo lugar está Rovílson de Lima com 46,8%, Ulisses Guimarães vem em terceiro com 36.3%. Na quarta colocação está o candidato Sílvio Véio com 31,2% de rejeição, em seguida Paulo Ney com 28,2%. Breno Brum com 25,7% e Marcelo Heitor com 24,3% são os menos rejeitados.
O terceiro gráfico representa a intenção de voto espontânea. Se a eleição fosse hoje o candidato Ulisses Guimarães ficaria na frente com 9,5% das intenções de voto, seguido por Paulo Ney com 9,2%, Dr. Eloísio em terceiro com 8,7% e Marcelo Heitor em quarto com 7,3%. Todos empatados dentro da margem de erro de 4 pontos para mais ou para menos. Sílvio Véio está em quinto com 0,8%, Breno Brum com 0,3% e Rovilson de Lima com 0,2 por cento das intenções de voto espontâneas. Votos branco ou nulo com 12,3% e indecisos com 48,3%. A campanha eleitoral está no começo e os dados revelam que os candidatos ainda tem tempo para serem conhecidos pelos eleitores e esse quadro pode mudar até o final da corrida eleitoral.
A atual gestão do prefeito Sérgio Azevedo também avaliada na pesquisa. Os eleitores avaliaram a administração de Sérgio em 17,2% como ótimo e 55% como boa, índice alto de aprovação. Ruim ficou com 13% e péssima com 10,2% na avalição dos eleitores. 4,7% dos entrevistados não souberam ou não quiserem responder.
A MDA Pesquisas é um Instituto de Lavras, no sul de Minas. O Instituto entrevistou 600 eleitores de Poços de Caldas com 16 anos ou mais entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2024. A margem de erro considerada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Os agentes de pesquisas percorreram todos as zonas da cidade e entrevistaram pessoas na rua ou em suas residências. Ela foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-05266/2024.