ONDA POÇOS

Pedra São Thomé ganha certificado e valoriza cidades do Sul de Minas

Foto: Pedro Fortini

A famosa Pedra São Thomé e a Minas Gerais ganham o primeiro certificado de Indicação Geográfica (IG) – Denominação de Origem (DO) de uma pedra ornamental. O reconhecimento reforça sua importância, qualidade superior e autenticidade como produto exclusivo do Sul de Minas, mais precisamente dos municípios de São Thomé das Letras, Luminárias e Três Corações.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp

Foto: Thaiz Heringer / Amist

O processo de identificação junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) foi conduzido pela Associação de Mineradores da Pedra São Thomé (Amist) e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Também envolveu o Sebrae Minas e pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que realizaram uma série de estudos técnicos, além de testes químicos e geográficos, para comprovar a singularidade da pedra.

De acordo com José Cristiano Vilas Boas, associado da Amist, “sofríamos com a desvalorização e a vulgarização do nosso produto, que é diferenciado na qualidade e na exclusividade, mas era vendido como equivalente a outros produtos de menor qualidade e sem procedência”, destaca.

A Pedra São Thomé é um quartzito de cerca de 1,7 bilhão de anos. Ela possui cores claras que vão do branco ao amarelo e podem conter ainda traços verdes e rosas. A pedra se destaca no revestimento de pisos, principalmente em áreas descobertas e de piscina, por conter propriedade antiderrapante e refletir a luz solar, o que evita o seu aquecimento. Essas propriedades conquistaram o público e movimentam, em 2024, de acordo com a Amist, cerca de US$ 7,8 milhões no mercado exterior.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, a valorização do produto mineiro vai impulsionar não apenas a economia local, mas também projetando a Pedra São Thomé em outros mercados nacionais e internacionais.

Apenas em 2021, o APL movimentou cerca de R$ 3,5 milhões em Minas Gerais, e as atividades mineradoras da

Foto: Thaiz Heringer / Amist

Pedra São Thomé, em 2024, já geraram 636 novos postos de trabalho nas cidades de São Thomé das Letras, Luminárias e Três Corações, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A Indicação Geográfica de um produto, no caso da Pedra São Thomé, é um certificado que acompanha a comercialização da pedra e possui um QRcode em que os compradores poderão acessar especificamente a área reservada para a mineração e a empresa que foi responsável, além dos dados históricos, geográficos, técnicos e tecnológicos envolvidos.

Fonte: Agência Minas