ONDA POÇOS

PCMG por Elas: governo lança política para enfrentamento à violência contra a mulher

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Compartilhe nas redes sociais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou oficialmente, nesta segunda-feira (17/2), o projeto PCMG Por Elas, alinhado à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O objetivo é o de otimizar as ações de acolhimento, prevenção e enfrentamento da violência contra mulheres e meninas no estado.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

Gerido pela Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher (Degdam) da Polícia Civil, o PCMG por Elas pretende ampliar as políticas planejadas e executadas pela instituição para todas as regiões do estado, de maneira alinhada à Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Os esforços integrados resultaram na redução de 13,9% do número de vítimas de feminicídio consumado em Minas, em 2024, na comparação com 2023 (caindo de 187 para 161 vítimas). Nos comparativos de janeiro de 2023 e de 2024, a queda chegou a 21,42%. De janeiro a novembro de 2024, a Polícia Civil indiciou mais de 27 mil pessoas pela prática de crimes de violência contra a mulher.

Plantão Lilás

Minas Gerais conta com 70 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam). O foco dessas unidades é prestar o suporte às mulheres vítimas de violência, incluindo casos de importunação ofensiva, violência doméstica e sexual.

Entre as medidas anunciadas nesta segunda-feira está a implantação do Plantão Lilás, projeto da PCMG voltado para garantir atendimento humanizado e ininterrupto às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, nos dias e horários em que não houver funcionamento da Deam local.

Esses espaços serão criados nas delegacias de plantão do interior de Minas, onde as mulheres poderão ser atendidas por videoconferência por uma equipe multidisciplinar especializada da Central Estadual do Plantão Digital, na capital mineira.

Fonte: Agência Minas