ONDA POÇOS

PCMG inaugura Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher em Andradas

Compartilhe nas redes sociais

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (1/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam) em Andradas, no Sul do estado. A unidade irá funcionar na Delegacia de Polícia Civil da cidade, localizada na rua Érico Buzato, 234.O objetivo do Núcleo é promover, humanizar e integrar o atendimento às mulheres em situação de violência, em um meio ambiente seguro, acolhedor, organizado e estruturado. A estimativa é de que a unidade atenda uma média de 300 mulheres por ano.

Para a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, a instituição tem investido cada vez mais em mecanismos de combate à violência contra a mulher em todo o estado. “Com o encerramento do Agosto Lilás, estamos hoje na cidade de Andradas para a inauguração do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, em um compromisso claro da Polícia Civil de Minas Gerais no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

A chefe adjunta da PCMG, delegada-geral Rita Januzzi, ainda complementou: “Essa é mais uma entrega da Polícia Civil para a comunidade local, acolhendo as mulheres vítimas de violência”.

Por fim, a titular da Delegacia de Polícia em Andradas, delegada Michele Cristine da Rocha Mendes, ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pela PCMG no município e afirmou que o Núcleo irá contribuir ainda mais para aprimorar esse serviço.

“Estou em Andradas desde 2009 e, durante todo esse período, nós prestamos um atendimento diferenciado para a mulher dentro das nossas possibilidades. O Núcleo, no entanto, nos possibilitou o recebimento de uma viatura nova, computadores, impressoras e outros equipamentos, o que nos proporcionou criar uma sala de acolhimento que, embora possa parecer pequena, faz uma diferença gigantesca no dia a dia, quando atendemos às mulheres vítimas de violência”, enalteceu Michele.

Avanços

A PCMG tem empenhado esforços para frear a espiral da violência contra as mulheres no estado, implementando ações de prevenção e enfrentamento. Uma das medidas prioritárias seria a adequação da infraestrutura e a composição de corpo técnico capacitado para receber e encaminhar as demandas das mulheres vítimas de violência, de maneira humanizada e célere. Sendo assim, foi estabelecida parceria com o Governo Federal na implementação dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher no estado. Em Minas, Andradas é a terceira cidade a implementar o projeto, já em funcionamento nos municípios de Conceição das Alagoas e Lagoa Santa.

Presenças

Além da chefe da PCMG, da chefe adjunta da instituição e da titular da Delegacia em Andradas, participaram do evento o chefe do 18º Departamento, delegado-geral Edson Rogério de Morais; a prefeita de Andradas, Margot Navarro Graziani Pioli; a delegada regional em Poços de Caldas, Maria Cecília Gomes Flora; e o deputado estadual Rodrigo Lopes.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg