Reviravolta na segunda pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Poços de Caldas. A mudança de posições esquenta a disputa pela prefeitura.
O candidato Paulo Ney da coligação Poços cada dia melhor, subiu 8 pontos chegando a 24,7 % e agora está empatado tecnicamente dentro da margem de erro com Dr. Eloísio da coligação Poços da esperança que subiu um ponto percentual e agora está com 24,2%. Os dois se distanciaram do segundo pelotão que agora tem Ulisses Guimarães da coligação Poços pode muito mais e Marcelo Heitor da coligação Poços para nossa gente. Na primeira pesquisa divulgada em 3 de setembro haviam três candidatos empatados tecnicamente nas primeiras posições.
Ulisses Guimarães, estava em segundo lugar, caiu cinco pontos percentuais e agora está em terceiro com 16,8%, seguido por Marcelo Heitor que subiu cinco pontos na corrida pela prefeitura e registra agora 15,5% das intenções de voto. O candidato Rovilson de Lima subiu 0,2 pontos e agora soma 2,5% em quinto lugar na corrida eleitoral, Sílvio Véio tem 2,5% das intenções de voto e o candidato Breno Brum caiu de 1,7% para 0,8% e continua em último.
A porcentagem de eleitores que votam branco ou nulo caiu de 10% para 6,5% e os indecisos que antes eram 10% do eleitorado agora são 6,5%.
À medida que a campanha avança os candidatos e suas propostas para a cidade vão sendo mais conhecidos pelos eleitores poços-caldense e os números começam a se concretizar dando uma ideia de como será a segunda parte da eleição.
No quadro abaixo os números que apresentam a rejeição a cada candidato também mudou. Dr. Eloísio está 53,2% de rejeição entre os eleitores, em segundo vem Rovílson de Lima com 51% e em terceiro lugar, Ulisses Guimarães fecha o pódium dos mais rejeitados com 42,5%. Em seguida vem o candidato Sílvio Véio com 34,2% de rejeição, em quinto aparece Paulo Ney com 32,5%, Breno Brum em sexto com 31% de rejeição e Marcelo Heitor em ultimo lugar com 28,3% como o menos rejeitado pelos eleitores de Poços.
No quadro comparativo sobre a pesquisa espontânea, também ouve mudanças em relação à primeira pesquisa feita pela Onda Poços/Instituto MDA. O candidato Paulo Ney que tinha 9% das intenções de voto espontânea e agora está com 16,5%, Dr. Eloísio subiu de 9% para 13% e Marcelo Heitor subiu de 7% para 11,8%. Em quarto lugar está Ulisses Guimarães que antes tinha 10% e ganhou meio ponto e foi para 10,5% na pesquisa de voto espontânea. Rovílson de Lima tem 0,8% e os candidatos Breno Brum e Sílvio Véio tem 0,3%. Os eleitores que escolheram votar em branco ou nulo continuam em 12% e os votos indecisos caíram praticamente 15 pontos percentuais, passando de 48% para 32,8%.
No último ponto, a pesquisa analisa o grau de desconhecimento que o eleitor tem de cada candidato. Breno Brum do Unidade Popular é desconhecido por 63% dos eleitores, seguido por Sílvio Véio do PMB com 56,8% e Marcelo Heitor em terceiro com 41%. Rovílson de Lima do PRTB é desconhecido por 36% dos eleitores de Poços de Caldas, Paulo Ney por 27,7%; Ulisses Guimarães por 20,5% e Dr. Eloísio por apenas 5,5%.
A pesquisa encomendada pela Rádio Onda para o Instituto MDA/Pesquisa de Lavras, no sul de Minas Gerais, foi realizada entre os dias 20 e 22 de setembro de 2024 em Poços de Caldas. Foram entrevistados 600 eleitores em todas as regiões da cidade. Abaixo você pode conferir o quadro comparativo dos números da primeira e da segunda pesquisa para a prefeitura de Poços de Caldas.
A pesquisa foi registrada no TSE sob o número MG-05183/2024.