O Parque Ambiental da Alcoa em Poços de Caldas reabriu suas portas para receber novamente os participantes do Programa Cultivando a Mata Atlântica. Os primeiros visitantes foram os alunos das escolas que participaram da edição virtual do Programa, realizada no ano passado. A primeira visita foi da Escola Municipal José Raphael dos Santos Neto e aconteceu no dia 5 de abril.
As visitas também serão destinadas aos alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental das demais escolas: Estadual Cleuza Lovato Caliari e Municipais Dr. Alvino Hosken de Oliveira, Ir. José Gregório e Wilson Hedy Molinari, que concluiram o Programa em 2021, no formato online.
“No ano passado, devido à pandemia, realizamos uma edição virtual e as visitas foram adiadas para depois do retorno às aulas presenciais”, conta Maria Cristina Gonçalves, Consultora de Relações Governamentais, Comunicação e Relações Comunitárias da Alcoa em Poços de Caldas. “Com o retorno das aulas e a melhoria dos índices da pandemia na cidade, programamos as visitas, pois nada como ver in loco que aprenderam nas apostilas. Além do Parque Ambiental, os alunos também estão visitando o Jardim Botânico de Poços de Caldas e o Zoo das Aves, importantes parceiros para a realização do Cultivando”.
“Acompanho este programa há bastante tempo e o considero excelente, pois os alunos aprendem na prática o que estudam sobre biodiversidade na escola”, contou o professor Carlos Henrique Oliveira. “Agora, com a visita ao Parque Ambiental foi ainda melhor. Os nossos alunos vieram muito dispostos a aprender e ansiosos para estarem juntos novamente”.
O Cultivando a Mata Atlântica é realizado desde 2014 pela Alcoa Poços de Caldas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, Superintendência Regional de Ensino, Fundação Jardim Botânico, Zoo das Aves e Consultoria Enutrium, e direcionado a alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas da cidade.
O Programa tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos sobre a realidade ambiental da região e despertá-los para o bioma Mata Atlântica. Durante cinco encontros – um por semana, os participantes estudam temas como biodiversidade, biomas e a Mata Atlântica, conservação de recursos naturais (água), importância de preservar a floresta, queimadas, flora e fauna da Mata Atlântica, comércio ilegal de animais, mineração sustentável, reabilitação de áreas mineradas e o alumínio no dia a dia das pessoas. São realizadas atividades práticas nas trilhas para identificação de espécies arbóreas do bioma Mata Atlântica e de hábitos de animais, além de visita à sala de maquetes, que reproduz o processo de produção do alumínio.
Cultivando a Mata Atlântica 2022
Este ano, o Cultivando a Mata Atlântica terá início em 3 de maio e será realizado 100% presencial. As escolas selecionadas foram Escola Estadual Professor José Castro de Araújo, Escola Municipal José Avelino de Melo, Escola Municipal Raphael Sanches e Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link -> https://chat.whatsapp.com/LGECrJxtxxr0aiRRRxDB1U