ONDA POÇOS

Para identificar estudantes fora das escolas ou em risco de evasão, Busca Ativa Escolar é implantada em Poços

Compartilhe nas redes sociais

Poços de Caldas está implantando a plataforma Busca Ativa Escolar, que visa auxiliar na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. A ferramenta gratuita foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

Com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas a plataforma reúne, em um mesmo sistema online, representantes de diferentes áreas como saúde, assistência social e segurança pública, além de representantes do Conselho Municipal de Educação e Conselho Tutelar. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, notebooks, tablets e celulares.

“A Busca Ativa Escolar tem como objetivo localizar os alunos que estão fora da escola e diminuir a evasão escolar, principalmente neste período de pandemia. A ferramenta é muito importante para verificar a situação de cada estudante e trabalhar em conjunto com diversos órgãos e conselhos para garantir a permanência na escola”, destaca a coordenadora da plataforma no município, a chefe da Administração Escolar, Gislene Elisa de Araújo.

Gestores escolares e supervisores pedagógicos das unidades da Rede Municipal de Ensino e técnicos das secretarias municipais de Educação, Promoção Social e Saúde, além de representantes da Polícia Militar e dos Conselhos serão capacitados para trabalhar com a plataforma. A secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, ressalta que a ferramenta se soma ao trabalho que já vem sendo feito, especialmente pelos gestores escolares, ampliando as ações junto às instituições e órgãos parceiros.

O alerta de evasão no sistema será dado pela direção da escola onde o aluno está matriculado e será analisado e aprovado pela coordenação da plataforma. Em seguida, é direcionado aos órgãos competentes, de acordo com as informações preliminares levantadas. Em todos os casos, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal de Educação serão informados. A equipe gestora poderá realizar visitas domiciliares às famílias e, dependendo do levantamento feito in loco, serão analisadas possíveis causas para a evasão escolar.

Trabalho conjunto
A partir da confirmação das informações levantadas, os órgãos integrados agirão para encontrar soluções, cujo objetivo é sempre fazer com que o estudante volte a frequentar a escola. Todos os técnicos destacados para participar da Busca Ativa Escolar podem inserir informações sobre os casos na plataforma e o responsável pela criação do alerta recebe todas as atualizações automaticamente por e-mail ou celular.

O sistema pode ser resumido pelo seguinte fluxo: alerta; pesquisa; analise técnica; gestão do caso e rematrícula, seguida por um acompanhamento dividido em quatro níveis de observação, por um período de um ano.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/KObrZyh5vOg5PNk5nsiJeC