Servidores das áreas de Saúde e Segurança Pública receberão o salário integralmente nesta sexta-feira dia 15/5. O pagamento será possível nesta data após grande esforço do Estado no fluxo de caixa, para conseguir os recursos necessários que contemplem os profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus nos 853 municípios mineiros.
A escolha pelos servidores das duas áreas têm ligação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que eles estão na linha de frente de combate à doença, conforme o governador Romeu Zema (Novo) já falou em entrevistas. A Covid-19 também é a responsável por complicar ainda mais a já difícil vida financeira de Minas Gerais nos últimos tempos.
A quitação do salário de todo o funcionalismo é prioridade do Governo de Minas, mas a situação financeira do Estado tem se deteriorado gravemente em razão da pandemia e, por isto, ainda não é possível anunciar uma data para os demais servidores.
Para o mês de maio, a estimativa é que haja uma queda de R$ 2,2 bi na arrecadação. O Estado segue acompanhando o desempenho das contas públicas e anunciará a escala assim que possível.