O mês de outubro de 2024 começa com uma campanha de conscientização. A partir desta terça-feira, 1 de outubro, se inicia o Outubro Rosa. Durante o mês, prédios e monumentos serão iluminados de rosa para lembrar da importância da prevenção do câncer de mama.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, toda mulher de risco habitual deve fazer mamografia anual a partir dos 40 anos. Mulheres que apresentam algum fator de risco para o câncer de mama, como síndromes de predisposição genética, devem começar o rastreamento antes mesmo desta idade.
A mamografia é o exame indicado para o rastreamento do câncer de mama. A ultrassonografia pode complementar a mamografia, mas não substituí-la. A partir do exame mamográfico é possível detectar o câncer em estágio inicial ou pequenas lesões com potencial para se transformarem em câncer.
O tumor detectado em seu estágio inicial, quando nem mesmo apresenta sintomas ou alterações mamárias evidentes, tem taxa de cura de 95%. “Por isso, é tão importante o diagnóstico precoce. Além disso, é primordial reforçar algumas medidas de cuidado com a saúde para a prevenção da doença, como controle de peso corporal, pois o excesso de peso está associado ao aumento do risco de câncer de mama, atividade física diária, redução de ingestão de gordura e de bebidas alcoólicas e fazer terapia de reposição hormonal pós-menopausa com controle de especialista. A gestação e a amamentação oferecem fator de proteção contra o câncer”, afirma Nayara de Sá.
Sintomas e tratamentos
De acordo com a mastologista Nayara Carvalho de Sá, o câncer pode se manifestar de várias formas na mama, por isso é importante procurar uma consulta médica quando notar:
– Algum “caroço” palpável na mama;
– Alterações no mamilo, como fissuras e descamação;
– Assimetria mamária de início recente;
– Saída persistente de secreção pelo mamilo;
– Alteração da pele da mama, como se ela estivesse áspera ou grossa;
– Gânglios palpáveis na axila.
Fonte: Agência Minas/Ag. Brasil