Na madrugada desta quarta-feira, 13, o Casarão Conde Prates mais uma vez foi alvo de um incêndio. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acionamento foi feito por volta 05h00. Quando os militares chegaram no local, o fogo já tinha tomado conta do que sobrou do telhado da edificação após o incêndio do dia 26 de agosto deste ano. Bombeiros ainda trabalham no local, bem como a perícia da Polícia Civil que também faz o trabalho de praxe.
Segundo André Garcia, engenheiro responsável pelo casarão, a suspeita, assim como no primeiro o incêndio, é de que alguém tenha colocado fogo na edificação.
“Alguém está incomodado com o projeto de restauração do casarão. Mas esta pessoa é muito incompetente, porque a edificação continua firme e a gente vai dar andamento no projeto de restauração”, afirmou André.
O imóvel foi adquirido pelo valor de R$ 4 milhões por um empresário de Poços, que possui um projeto de restauração do casarão para transformá-lo em um empreendimento.
“Parte do casarão vai ser a recepção de um hotel que será construído no terreno. A outra parte vai receber um restaurante, bar e um centro de eventos. É um projeto muito bom para a cidade, que será feito de qualquer jeito”, destacou o engenheiro.
Construído em 1886 para servir como casa de veraneio para o Conde Eduardo Silva Prates, além de histórico, o edifício possui elementos arquitetônicos de extrema importância. Em junho de 2016, o imóvel foi tombado como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico.