ONDA POÇOS

Operário morre após explosão em estação de tratamento de esgoto em Cabo Verde

Foto: Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas

Compartilhe nas redes sociais

Na tarde desta quarta-feira (15), por volta das 17h58, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate de um operário em local de difícil acesso, dentro de uma Estação de Tratamento de Esgoto da COPASA, no município de Cabo Verde.

Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲

A equipe deslocou-se para o local, situado na Rodovia BR Km 146. Ao chegarem, os funcionários indicaram o local exato do incidente. Uma equipe do SAMU também estava presente. Segundo informações fornecidas pelos funcionários da COPASA, um operador trabalhava sobre o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente, um tipo de reservatório de dejetos, quando, por motivos ainda não identificados, ocorreu uma explosão. Durante o incidente, uma placa de aço foi arremessada e, ao cair, atingiu o operário, lançando-o para o interior do reator. Ele submergiu nos dejetos e não foi mais visto.

Foto: Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas

O Corpo de Bombeiros, juntamente com a equipe da COPASA, elaborou uma estratégia para esgotar todo o volume do reator, aproximadamente 600m³ de dejetos. Enquanto o reservatório era esvaziado, a perícia da Polícia Civil foi acionada e acompanhou toda a operação. Após cerca de cinco horas, o corpo do operário foi localizado, e a equipe com auxílio de equipamentos de proteção individuais, roupas de proteção, iluminação e equipamentos de respiração autônoma, entraram no reservatório pra realizar a retirada do corpo através de um duto.

O corpo foi colocado em urna funerária e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Poços de Caldas.