A Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas realiza, nesta quarta-feira (19), mais uma fase da operação de combate ao contrabando e descaminho denominada Raio X. Auditores-Fiscais e Analistas Tributários estão analisando as correspondências e averiguando as que possuem suspeita de contrabando e descaminho. Segundo a Receita, foi encontrada uma encomenda transportando mais de 500 gramas de haxixe. Militares do policiamento com cães da Polícia Militar de Poços também auxiliam nos trabalhos.
A Operação ganhou este nome em função da utilização de várias ferramentas, entre elas, um Raio-X acoplado à Van Scanner da Receita Federal. Com esse equipamento, é possível visualizar o interior das correspondências sem a necessidade da abertura das caixas. Com a utilização do Raio X, somente as correspondências suspeitas são abertas pela equipe da Receita Federal. Assim, há um ganho de escala e, consequentemente, uma maior precisão na seleção.
A Delegacia da Receita Federal de Poços de Caldas esclarece que a atividade de fiscalização nas unidades dos Correios será efetuada de forma constante, não tendo data para acabar. A intenção é fortalecer a fiscalização em Poços e em todos os municípios da jurisdição.
A Receita Federal destaca que esta ação é muito importante para o comércio local porque esses produtos impactam na economia do Município. O comércio deste produto torna a concorrência desleal pela não emissão de nota fiscal e, consequentemente, pelo não recolhimento de tributos.
Segundo a Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas, a operação ainda está em andamento e um balanço será divulgado no final dos trabalhos.