O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com a cooperação do Ministério Público e da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou nesta segunda-feira, 17, a operação “A Lista”. Com a utilização de diligências cibernéticas, foi possível identificar a pessoa responsável pela postagem “Lista do Massacre” no TikTok que causou medo em pais, alunos e professores de diversas cidades do país.
Na ação, foi dado cumprimento a mandado de busca e apreensão e apreendidos um celular e um laptop. A pessoa identificada confessou ser a autora da postagem e, a princípio, não representa perigo, não possuindo informação concreta sobre a organização de ataques em Minas Gerais.
Por se tratar de adolescente a responsável pela postagem, foram adotadas todas as cautelas necessárias para a proteção de sua imagem, identidade e integridade.
A lista circulou no colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza em Poços de Caldas. O Conselho Tutelar foi acionado, as famílias foram chamadas e os alunos, responsáveis pelo compartilhamento da lista, foram encaminhados para atendimento psicológico, além de terem sido transferidos da unidade. Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil também foram acionadas e para prestar o suporte necessário à escola.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM