Na manhã de terça-feira (20), uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Zeladoria e da Polícia Civil de São José do Rio Pardo, resultou na descoberta de abusos contra animais em um ferro-velho no Vale do Redentor III. A ação teve como objetivo verificar o cumprimento das condições impostas a um homem preso em flagrante por maus-tratos a animais no dia 10 de fevereiro desta ano.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Durante a fiscalização, foram encontrados dois cães em condições precárias de alimentação e saúde, sendo que uma Rottweiler apresentava sinais de doença. Além disso, 11 galinhas e galos estavam confinados em baias, sem luz, comida ou água, e quatro porcos, sendo que um deles estava gravemente ferido. Após avaliação veterinária, o porco foi eutanasiado devido ao seu estado terminal.
No local, também foram apreendidos miolos de transformador com cobre queimado e três motores de veículos, além de três carros abandonados. Um dos presentes alegou ser proprietário dos pássaros e dos motores, enquanto os demais animais e fios de cobre pertenciam a seu pai, que não estava no local.
O menor de idade presente foi conduzido à Delegacia de Polícia e liberado após os procedimentos legais. A operação, que identifica crimes ambientais e de maus-tratos, segue sob investigação, e os responsáveis poderão ser penalizados conforme a Lei 9.605/98.