A Receita Estadual de Minas Gerais deflagrou, nesta terça-feira (7), a operação (PÓS)tumos, que inclui fiscalizações em postos de combustíveis de Poços de Caldas e de outras 13 cidades do estado. A ação tem como objetivo combater fraudes envolvendo máquinas de cartão (POS) não vinculadas aos estabelecimentos, prática que permite ocultar vendas e reduzir o pagamento de impostos.
Clique aqui e acesse o grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Ao todo, 89 postos foram fiscalizados simultaneamente em regiões como Poços de Caldas, Passos, Varginha, Uberlândia, Juiz de Fora, Extrema e Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), os locais foram escolhidos com base em indícios de irregularidades, como emissão de notas fiscais sem o registro de movimentação de cartões entre os meses de abril e junho de 2025.
De acordo com o secretário de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, a operação tem caráter preventivo e busca impedir que esquemas de fraude se espalhem em Minas Gerais. “A irregularidade prejudica os empresários que trabalham de forma correta, engana o consumidor e causa perdas à arrecadação do estado. Estamos atuando de forma antecipada, com base em inteligência fiscal”, afirmou.