Nesta sexta-feira,02, é celebrado o Dia Nacional do Bombeiro e para falar sobre a data, trabalho desenvolvido em Poços de Caldas, o programa Onda Mais recebeu o 1º tenente chefe da seção de Planejamento Evandro Marcus Pereira.
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.
O primeiro tenente contou durante a entrevista que a decisão em seguir carreira como Bombeiro veio na fase adulta, e desde então, se passaram 12 anos de profissão. ” Eu queria seguir alguma carreira militar e por gostar de esportes, natação, escolhi ser Bombeiro”, relata. Antes dessa decisão, Evandro estudava música, tocava clarinete.
Também contou sobre a preparação dos militares para enfrentarem diversas situações que possam causar alguma trauma. ” Contamos com o setor de saúde, composto por médicos, psicólogos que dão suporte”, explica.
Recentemente os militares conseguiram impedir que uma pessoa tirasse a própria vida. “É uma forma da pessoa demonstrar que está passando por algum problemas, então ela acredita ser aquela a solução, mas não é. Nós somos treinados para saber o que falar e o que não dizer naquele momento”, explica.
O tenente esteve nas duas tragédias de Mariana e de Brumadinho . “Só estando no local para saber. É difícil encontrar palavras para descrever, impressiona a quantidade de rejeitos grandes num lugar pequeno e com muitas vidas perdidas”, relata.
Evandro ainda contou sobre a rotina das equipes que vão ajudar nas buscas. Segundo o tenente, assim que o sol nasce os militares acompanham o trabalho da escavação e seguem até o final do dia. “Ainda há esperança de encontrar as vítimas, contamos com estudo de estatísticas de locais prováveis onde estas vítimas possam estar”, explica.
Prevenção de acidentes domésticos
O primeiro tenente também deu dicas de prevenção de acidentes domésticos. ” Principalmente acidentes com criança. o conselho é sempre ter um adulto acompanhando em todo lugar. Estar protegendo objetos com quina, lugares altos, escadas, ter alguma proteção para que a criança não venha se machucar”, explica.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/FsrOCwsr9mUBDsriAFkHL9