A Dra. Juliana Cunha Rocha, que atua em várias vertentes, como cirurgiã geral, médica do trabalho e médica da família focada na qualidade de vida e bem-estar, inclusive por atendimentos online foi a convidada especial do quadro Onda Insight dessa segunda (19).
A médica que sempre cuidou da doença e através de um processo interno e pessoal diante a pandemia, hoje cuida da saúde reforçando a prevenção, o autocuidado, e o bem-estar de seus pacientes.
Dentro do contexto qualidade de vida, Dra. Juliana, associa a autoestima e a satisfação em relação a vida cotidiana como fatores essenciais para os cuidados da saúde física e mental.
Já sobre a telemedicina, a convidada falou dos benefícios para o médico e para o paciente, como flexibilidade de horário, agilidade no atendimento e garantia de proteção de contaminação. Explicou que há condutas médicas que só são possíveis por meios presenciais, mas que outras são totalmente viáveis pela modalidade das tele consultas, como entender sintomas e avaliar para um possível encaminhamento, pedir exames, inclusive por meio das plataformas on-line, emitir receitas de medicamentos, entre outras.
À medida que a tecnologia se desenvolve, as inovações até mesmo nas consultas, chegam para beneficiar a todos. E defende, que por meio da câmera é possível, ter olhos nos olhos, emoção e humanização do atendimento.
Atuando também na Unidade de Terapia Intensiva, a Dra. trouxe boas notícias, dizendo que foi possível notar que na última semana, praticamente não houve internações de novos casos na unidade em que atua e muitos outros casos tiveram alta e apesar de ainda termos um número significativo de pacientes internados com Covid, percebe-se que a vacinação está tendo eficácia, como casos menos graves e menos pessoas na UTI.
Em defesa a prevenção, reforçou a importância da boa alimentação, voltada para alimentos mais naturais e menos processados, o exercício físico e o contato com o meio ambiente. Que um corpo forte e saudável além de aumentar a imunidade é mais bem preparado para combater eventuais doenças.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e de maneira muito alinhada com tudo o que a médica expos, saúde pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidades”. Sendo assim, não basta apenas estar sem nenhuma doença, é necessário estar bem consigo mesmo, com o corpo, e com a mente.
Acompanhe mais dicas da convidada através das mídias sociais: @medicajurocha
Confira os insights diários sobre o tema, sintonizando 96.7FM.
Por Maria Frison
Mentora de empresas, coach e apresentadora.
Assista a entrevista:
https://chat.whatsapp.com/FsrOCwsr9mUBDsriAFkHL9