Há 1 ano, 4 meses e alguns dias, as aulas presenciais foram suspensas e a vida de professores, gestores, pais e alunos tiveram muitas transformações.
A entrevista do quadro Onda Insight dessa segunda-feira, 02, foi sobre a volta às aulas e o ensino híbrido, também sobre o acolhimento de professores e alunos, da nova experiência, dos desafios e das dificuldades.
O convidado para o bate papo foi o Professor Fábio André de Albuquerque que é funcionário público desde 1997, formado em Administração de empresa, Geografia, História e Pedagogia. Mestre em História e com 7 pós-graduações na área de educação e atualmente diretor da escola Professora Nicolina Bernardo no Marco Divisório.
Segundo o laudo divulgado pela prefeitura, todas as escolas particulares e estaduais estão em condições de retorno e 16 escolas da rede municipal estão em reforma ou adequação, sendo a escola Nicolina Bernardo uma das unidades que aguarda pela reformação.
O entrevistado contou que as aulas retornarão na próxima semana, dia 09, e que na ocasião da possível obra que ainda não se iniciou, será necessário a alocação dos alunos. Disse que além da reforma do espaço físico, a questão estrutural com equipamentos que suportem o ensino virtual, como internet para transmissão e outros serão fundamentais para a qualidade do ensino. Esclareceu também sobre novo modelo de ensino híbrido, que contempla o formato de aulas presenciais e virtuais.
Modelo de ensino que se popularizou nos últimos tempos, por conta da situação causada pela pandemia, e foi a solução encontrada para dar continuidade aos estudos.
Na rede municipal até então, não houve aulas online, mas foram disponibilizadas atividades para os alunos, e os professores ficaram disponíveis para ajudar através do WhatsApp, como no caso da escola dirigida pelo convidado.
Fábio, reforçou que o desafio continua bem grande porque é mais uma nova experiência, são novas técnicas pedagógicas, uma nova forma de ensinar e aprender, e para o professor entender e assimilar todas essas mudanças, exige treinamento, capacitação, além de um olhar atento com acolhimento social e emocional para reintegração destes profissionais, estudantes e suas famílias.
Neste momento o aluno e a família ainda poderão optar por continuar em casa e assistir, ou acompanhar as aulas e atividades de maneira online, garantindo o direito de aprendizagem.
É muito importante entender e preparar os estudantes para um retorno seguro, e a família também tem um papel fundamental neste contexto.
Educação é a chave para abrir portas, o que tem impacto direto no futuro.
A educação pode mudar o mundo, ela transforma vidas, pessoas e uma sociedade.
Sendo assim, essa responsabilidade de educar não pode ser única e exclusiva da escola, mas sim uma responsabilidade coletiva, que envolve os estudantes, as famílias, os educadores, o governo e toda a comunidade.
Sabemos que o desafio é muito grande, mas desejamos que o retorno seja sustentável, efetivo e tenha leveza.
Vamos vencer mais esta…
Por Maria Frison
Mentora de empresas, coach e apresentadora.
Assista a entrevista:
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/LLqWkTs6n57EHRcwo3CL8m