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Onda Insight | Na era da digitalização, especialista fala sobre a humanização nas empresas

Tamiris Ribeiro Fonseca foi a convidada desta segunda-feira

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Em uma era altamente digital, a discussão que surge é: como humanizar o trabalho e as relações.

Atrás de toda máquina, existe uma pessoa, por trás de um sistema digital, existe um ser humano que criou e outro que utiliza a ferramenta. Neste caso também é tendência não só falar, mas colocar em prática a humanização nas empresas, a valorização das pessoas e a felicidade no trabalho.

Quem contribuiu com o quadro Onda Insight da semana foi a Treinadora e Terapeuta, formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Avançada de Pessoas Tamires Ribeiro Fonseca.

Com 14 anos de experiência em Recursos Humanos, ministrando treinamentos coletivos e individuais, a convidada reforçou a importância do capital humano. Segundo ela, para que os colaboradores se sintam mais valorizados é importante oferecer abertura para uma comunicação mais efetiva, para que os integrantes da equipe se sintam especiais e conectados. Como exemplo, citou, creche para os filhos, folga no dia do aniversário, entre outros benefícios.

Com relação a seleção e contratação, a especialista comentou sobre a importância não só de habilidades técnicas do entrevistado, mas também o grande peso das habilidades comportamentais como base para um bom relacionamento e uma boa comunicação profissional.

Tamires também falou da relação do ambiente físico com o bem-estar, como limpeza, local arejado e bem iluminado. Além disso, ressaltou sobre o reconhecimento e autonomia como fatores importantes e não só o salário ou resultado financeiro como fator decisivo de satisfação de colaboradores.

Outro ponto abordado, foi sobre a cultura da empresa, o alinhamento dos valores, atitudes pelas quais a empresa é lembrada e admirada, e que o colaborador deve estar alinhado com os mesmos valores. Algumas metodologias alternativas como constelação sistêmica aplicadas no contexto empresarial são ferramentas para este tipo de avaliação.

 

De acordo com um estudo realizado por mestrandos da USP de São Carlos, entre empresas, consumidores e colaboradores, empresas humanizadas podem alcançar mais do que o dobro em rentabilidade financeira por um período de médio, longo prazo. Segundo o levantamento, a atenção aos pilares de propósito, liderança, cultura consciente e orientação para as partes interessadas geram 225% mais engajamento entre funcionários e 240% maior fidelização de clientes.

 

Assim, ambientes mais colaborativos e mais harmônicos geram benefícios a todos…

O colaborador ganha melhores relações e pode se aperfeiçoar e crescer profissionalmente.

A empresa ganha um colaborador mais dedicado, comprometido e realizado.

E o cliente ganha mais atenção, agilidade e foco nas soluções de problemas.

E em todos os casos estamos falando de Valor Humano.

Esse é o Quadro Onda Insight, trazendo reflexão para uma questão!

Para saber mais sobre a entrevistada: @tamires.fonseca

Por Maria Frison
Mentora de empresas, coach e apresentadora.

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