A imagem é uma forma de comunicação não-verbal e acontece o tempo inteiro, seja pela roupa que escolhemos usar, pelos acessórios, pelos nossos gestos e expressões. De acordo com a consultora Constanza Pascolato: “As nossas roupas são a nossa segunda pele, representam a forma que escolhemos para nos apresentar ao mundo. Quando falamos de roupa, estamos falando de nossa atitude perante a vida”. O autoconhecimento é essencial para a determinação do estilo. A consultoria de imagem tem por objetivo delinear, por meio de um processo de autoconhecimento, uma identidade visual coerente e adequada para o(a) cliente, de acordo com seu estilo de vida, personalidade, preferências, hábitos, objetivos, anseios e características físicas, seja no campo pessoal ou corporativo. Todo este processo significa sair da zona de conforto e deixar as novas possibilidades chegarem. Tudo isso foi assunto do Onda Insight desta segunda, 04 de outubro. Aline Fallaci e Carlos Boka, receberam no estúdio da Onda Poços, a consultora de imagem, Helena Justo, que explicou como funciona esta assessoria. “A consultoria de imagem é um processo voltado para o nosso aperfeiçoamento e ela acontece por meio de várias etapas. No primeiro encontro, eu vou conhecer a pessoa, como é o dia a dia dela, o que fez ela procurar a consultoria e assim traçar os objetivos de imagem e transmitir a comunicação que ela quer passar para as outras pessoas. No segundo encontro, eu trabalho a etapa das cores que é a etapa preferida das pessoas. Neste momento, eu faço o teste de coloração pessoal, quando a gente conhece a característica das cores que mais vão realçar a nossa beleza natural, contraste pessoal, cores de cabelo, de maquiagem, acessórios, simbologia das cores e harmonias cromáticas. O próximo encontro é para descobrir os estilos de essência, uma etapa também muito importante da consultoria, porque a pessoa precisa se aperfeiçoar dentro da essência dela, de como ela se sente bem. No quarto encontro eu trabalho a morfologia, fazendo uma análise da silhueta e trabalhando os pontos que a pessoa quer destacar e os que quer disfarçar no corpo dela, através da vestimenta. A partir daí, eu elaboro um projeto que eu chamo de identidade visual. Neste momento, vou trabalhar toda a comunicação não verbal, a linguagem da vestimenta, a linguagem da imagem como um todo e aliar aos objetivos e à rotina do meu cliente, então explicando a comunicação de tecidos, estampas, padronagens, das cores, dos acessórios, do cabelo, enfim, tudo o que comunica faz parte deste projeto. A pessoa valida isso comigo, a gente coloca isso em prática, com a etapa de revitalização de guarda-roupa, com o foco na otimização do que já existe no guarda-roupa, trazendo um novo olhar para estas peças e depois um acompanhamento em compras, que costuma ser de peças-chave, pra validar esse novo momento do meu cliente. É um processo todo personalizado, a pessoa pode escolher contratar uma ou mais etapas ou todas as etapas da consultoria. É um trabalho para homens e mulheres, um processo bem profundo que vai além de moda, de tendências, que passa por um profundo autoconhecimento”, explicou Helena.
Muitas vezes pensamos nosso estilo, de olho nas tendências da moda ou com a preocupação de agradar as outras pessoas. Pouca gente sabe no entanto, que este deve ser um processo de dentro pra fora e não o contrário. Saber a imagem que queremos refletir envolve uma busca por autoconhecimento, de quem somos e dos nossos objetivos, pessoais e profissionais. E além disso, saber o que comunicar e como comunicar, para expressar uma imagem que esteja em sintonia com o nosso estilo de vida, crenças e valores. A Consultoria de Imagem pode te ajudar nesta trajetória! Acompanhe como foi a entrevista completa!
Para saber mais sobre a entrevistada: @helena.justoconsultoria
Por Aline Fallaci
Jornalista e Professora Universitária