Mais uma segunda-feira recheada de informação e conhecimento falando de educação financeira no quadro Onda Insight. O convidado da semana foi Lucas Sucena, Economista e Sócio fundador da Öküs Capital.
No Brasil, não aprendemos sobre finanças nas escolas, como consequência, não temos bons índices sobre o assunto. Segundo uma pesquisa realizada pelo Datacenso em 2020, 51% dos brasileiros sentiram os impactos da Covid-19 no bolso. Destes, 59% tiveram redução de renda superior a 25%. Por isso, é importante cada vez mais compartilhar informações de confiança sobre o assunto, a fim de ajudar a população a lidar melhor com seu dinheiro. Quanto mais gente com conhecimento sobre o tema, melhor será para atravessar o momento e para a economia brasileira.
O assessor financeiro conta que nós brasileiros temos como cultura deixar para amanhã ou esperar que o pior aconteça para se organizar e ele ressalta que imprevistos acontecem e oportunidades também, que devemos estar atentos, e para isso, ter disciplina e criar o hábito de poupar, se antecipando e fazendo uma projeção de 6 a 8 meses é fundamental.
Além disso, reforça que se engana quem acredita que para investir é necessário começar grande, dizendo que no mercado brasileiro é possível iniciar investimentos no tesouro direto, por exemplo, a partir de R$30,00, sendo um investimento seguro em renda fixa e na oportunidade de ir acumulando, diversificar os investimentos a longo prazo e claro, manter a disciplina na trajetória para colher bons frutos mais adiante.
Questionado sobre liquidez em investimentos no caso de uma emergência, Lucas conta que são muitas opções de produtos com liquidez diária, neste caso vale observar ao investir, a relação prazo X risco.
Explica também a diferença entre renda fixa e variável, sendo que a modalidade fixa significa obter uma noção exata do rendimento no prazo estipulado, enquanto na variável, como o próprio nome diz, a oscilação pode ser grande, onde corre-se o risco de perder ou ganhar muito, complementando que na Öküs, as soluções oferecidas são adequadas ao perfil de cada investidor para que os investimentos sejam eficazes.
Desta forma, reconhecer a importância da educação e da inteligência financeira para manter uma relação saudável com o dinheiro é o primeiro passo para assumir o controle das finanças e traçar o melhor caminho para atingir os objetivos.
Nosso futuro é consequência do presente e da maneira como nos organizamos hoje.
Por Maria Frison
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: