ONDA POÇOS

ONDA INSIGHT | Dia Nacional do Café e o desenvolvimento da economia foram os assuntos desta segunda

Silvio José Ferreira foi o convidado desta segunda-feira

Compartilhe nas redes sociais

24 de maio, é uma data que homenageia uma das mais deliciosas paixões brasileiras: o café!

Comemorado entre os brasileiros desde 2005, o dia Nacional do Café foi incluído no Calendário de Eventos do Brasil por iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC. O dia relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e da sociedade brasileira.

Para falar sobre o tema, convidamos o Poços caldense, filho de agricultor, que começou a trabalhar com 13 anos de idade e sempre se destacou pelo seu compromisso, passando pela carreira bancária, depois montando sua própria empresa de consultoria e auditoria. Por ser muito engajado e interessado em diversos assuntos, recebeu a fama de “Salvador de Empresas” quando lá atrás com a crise do setor cafeeiro, participou como consultor da CPI do Café. Hoje empresário, agricultor e um amigo muito querido da rádio, Silvio José Ferreira, contribuiu com os ouvintes do quadro Onda Insight na última segunda-feira.

Ele nos contou que temos o privilégio de estar na região que produz o melhor café do mundo devido ao clima e relevo, o café Arábica Superior. Este tipo de café só é possível de ser produzido em localizações acima de 900m de altitude.

Explicou também, que o Brasil é responsável por 35% da produção mundial, sendo que exporta 70% do que produz e o que fica não supri o consumo brasileiro, além de parte disso ser café sem atributos e impuro. Quando falamos de impureza, estamos falando de um café com alta cafeína, sem aroma, sem o verdadeiro sabor e com resíduos, como palhas, cocos e outros…

Segundo a ABIC, 9 entre 10 brasileiros acima de 15 anos consomem de 3 a 4 xícaras de café por dia no país.

Silvio trouxe com ele para a entrevista a simpática e grande conhecedora da fruta cafeeira, a Guiga, que contribuiu também falando um pouquinho sobre a necessidade de criação de uma norma regulamentadora para a qualidade do café e o projeto de fortalecimento do elo com o produtor para que se ofereça o café com todos os cuidados necessários.

É inegável a importância cultural e econômica da atividade, que deve ser vista de forma sustentável desde o equilíbrio entre meio ambiente e produção, a melhoria das condições do agricultor e sua subsistência, até a melhor qualidade da bebida na mesa do brasileiro.

Na oportunidade desse dia especial, além de comemorarmos a segunda bebida mais consumida no Brasil, comemoramos também o aniversário do querido jornalista Matheus Luís comandante do programa Onda In Foco e que compõe a apresentação do quadro Onda Insight todas as segundas.

Viva o Matheus!
Viva o Café!

 

Por Maria Frison

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/DlzKvV1sNDALKVDrhb4lA2