ONDA POÇOS

Onda In Foco recebe presidente do Hospital do Coração

Compartilhe nas redes sociais

Nesta segunda-feira, 3, o Onda In Foco recebeu o médico Dr. Assad Aun Neto, diretor presidente do Hospital Santa Lúcia – Hospital do Coração de Poços de Caldas.

Durante a entrevista, o médico falou sobre duas importantes novidades em relação aos serviços oferecidos pelo hospital. Uma delas é a angiotomografia computadorizada de coronárias, considerado um excelente método de imagem não invasivo para avaliar a doença arterial coronariana. “Se o paciente chega no hospital com dor no peito, dentro de 15 minutos ou menos, conseguimos identificar através do equipamento como estão as coronárias dele. Este consideramos que seja ótimo, dentro da avaliação de toda equipe”.

Artérias coronárias

As artérias transportam sangue rico em oxigênio para nutrir o miocárdio (músculo cardíaco). O coração é uma bomba que impulsiona sangue através de uma contração rítmica de suas paredes musculares (miocárdio), para todo o corpo.

Apesar de cheio de sangue em seu interior, o coração não se nutre, ou seja, não absorve oxigênio para a função contrátil deste sangue da cavidade cardíaca.

A nutrição do músculo cardíaco é então feita através de artérias coronárias, localizadas na emergência da artéria aorta, que se dirigem para a superfície do coração e ramificam-se inúmeras vezes. Estas artérias são, portanto, as responsáveis pela nutrição do coração. Quando apresentam obstrução, falta sangue para nutrir o músculo cardíaco e quando esta obstrução é total ocorre o infarto do miocárdio, que é a morte deste músculo, por falta de sangue.

O médico aproveitou a oportunidade para falar também sobre um novo serviço de tratamento de cirrose hepática, que será divulgado nas próximas semanas. Indicado principalmente para portadores de hepatite B e C e alcoólatras, o método, disponível em poucos centros de saúde do país, aponta o estágio da doença, facilitando e gerando maior precisão no tratamento. “Será uma referência no estado de Minas Gerais e dará maior qualidade de vida aos pacientes vítimas de cirrose hepática. É mais um recurso, que já conta com uma equipe bem preparada, com dez profissionais capacitados para tal atendimento”.

No Brasil, os dados referentes a morbidade e mortalidade são escassos, mas de acordo com o DataSUS, entre 2001 e 2010, ocorreram 853, 571 hospitalizações por doença hepática no Brasil, como uma taxa de mortalidade de 3,34%. Essa estimativa é subestimada e a cirrose hepática é a 14o causa de morte em adultos em todo o mundo.

A cirrose hepática é uma doença crônica que se caracteriza por fibrose do parênquima hepático e nódulos de regeneração e como consequência ocorre o desenvolvimento de hipertensão portal a falência hepática.  As principais causas de cirrose são variadas e a progressão é lenta, as hepatites virais, doença alcoólica e esteatohepatite não alcoólica estão entre as principais etiologias. Outras causas incluem doenças vasculares, autoimune, intoxicação exógena e erros inatos do metabolismo.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM