Pesquisar
Pesquisar
Home Destaques

Oito cachorros passam mal e três morrem depois de comerem petiscos em MG

01/09/2022
in Destaques, Notícias
374 24
0
Oito cachorros passam mal e três morrem depois de comerem petiscos em MG
Compartilhe nas redes sociais

Pelo menos oito cachorros passaram mal depois de comerem dois tipos de petiscos com suspeita de contaminação por etilenoglicol. Três deles morreram. A Polícia Civil investiga o caso.

O cachorro do motorista Diego Carlos Dias está com internado em estado grave em Belo Horizonte.

“Na sexta-feira eu fiz a compra e dei pra ele e, no sábado, ele já começou a apresentar vômito, diarreia e bebendo água. Aí eu peguei, corri com ele para o veterinário. O veterinário avaliou ele e falou: ‘internação agora’. Agora ele está fazendo uma transfusão de sangue. Não sei se vai viver”, disse o tutor.

O cãozinho Jon Snow morreu de insuficiência renal — Foto: Júlia Mathias/Arquivo pessoal

A médica veterinária Júlia Mathias era tutora do John Snow, da raça spitz alemão. Ele teve que passar por vários tratamentos, inclusive por hemodiálise, mas não resistiu. O cãozinho morreu por insuficiência renal.

“Ele ingeriu esse petisco que foi a única coisa diferente que ele consumiu da dieta dele e a gente percebeu que ele começou a ficar muito prostrado, isso no dia seguinte, é não estava aceitando alimentação, estava com um desconforto abdominal, começou a apresentar vômitos e diarreia. Então, eu como sou veterinária, eu logo eu levei ele para atendimento porque eu percebi que ele estava muito muito frustrado e com muito desconforto”, relembrou.

A Júlia é de São Paulo e procurou a Polícia Civil de Minas Gerais quando soube das mortes de outros cães que ingeriram o mesmo petisco, da marca Bassar.

“Aí eu vi que os sintomas eram muito parecidos, a evolução muito rápida e aguda como foi com o meu pet. Então eu entrei em contato com a universidade da UFMG, eu entrei em contato com a delegada do caso. Fui me instruindo, fui sabendo o que eu deveria fazer e entrei em contato com a empresa também. Falei com a responsável técnica. Eu consegui sim fazer o boletim de ocorrência, então está aqui o boletim é e também o o auto de exibição e apreensão do petisco”, contou.

A morte do cachorro da Júlia será investigada em São Paulo e se junta às outras três mortes que estão sendo apuradas em Minas Gerais. No estado são pelo menos oito casos.

O que chama a atenção é que todos os cães são de pequeno porte, comeram os petiscos da mesma marca e em seguida começaram a passar mal. Além do registro da ocorrência, os tutores estão entregando na delegacia o produto para ser periciado.

Dois petiscos serão analisados: o Dental Care e Every Day, fabricados pela Bassar. A principal suspeita é que os cachorros foram intoxicados.

Um dos cães que morreram passou por exame de necrópsia na UFMG. O laudo preliminar relata que “ele apresentava lesões renais graves, associadas a alterações clínicas e metabólicas que causaram a morte. O relatório indica uma intoxicação por etilenoglicol”.

“Aí agora a gente aguarda o laudo definitivo e o material que está na Federal [UFMG] também vai ser periciado pela Polícia Civil bem como os produtos que os tutores trouxeram também estão sendo analisados. Aí, agora a gente aguarda os laudos definitivos do caso”, explicou a delegada Danúbia Quadros.

A TV Globo teve acesso a um dos boletins de ocorrência que deram origem a investigação. O registro foi feito no dia 24 de agosto, a partir de um episódio que aconteceu em maio.

Para os policiais, a tutora relatou que comprou duas embalagens do petisco e que essa era a a única comida processada que o animal fazia uso. Após a ingestão, o cachorro começou a passar mal e precisou de atendimento, pois estava vomitando muito, com diarreia e tremendo.

Ela foi informada que o cão estava com a ureia e creatina muito alta, o que desencadeou um quadro neurológico. No dia 31 de maio foi necessário sacrificá-lo, pois ele estava em sofrimento.

O que dizem os envolvidos

A Polícia Civil informou que já notificou a empresa Bassar para prestar esclarecimentos.

A Bassar declarou que nunca usou etilenoglicol na fabricação dos produtos e, assim que ficou sabendo dos fatos, recolheu o lote para testes.

O Ministério da Agricultura confirmou que recebeu denúncia e investiga o caso.

com informações do G1

Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7

Previous Post

Justiça volta atrás e libera a realização de rodeios em Minas Gerais

Next Post

Escolas recebem espetáculo de palhaçaria a partir desta sexta-feira

Related Posts

Árvore cai em ciclovia da Avenida João Pinheiro; ninguém fica ferido
Destaques

Árvore cai em ciclovia da Avenida João Pinheiro; ninguém fica ferido

24/11/2025
2.9k
Painel do Sine: unidade de Poços de Caldas oferta 190 vagas de trabalho
Destaques

Conecta Poços oferece 670 vagas de emprego nesta terça-feira (25)

24/11/2025
2.5k
ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar
Destaques

ATENÇÃO: número do Corpo de Bombeiros 193 volta a funcionar

24/11/2025
2.6k
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro
Destaques

Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE vão até 11 de dezembro

24/11/2025
3.2k
Next Post
Escolas recebem espetáculo de palhaçaria a partir desta sexta-feira

Escolas recebem espetáculo de palhaçaria a partir desta sexta-feira

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
Facebook Instagram
Rua Junqueira, 613 – Centro, Poços de Caldas – MG 37701-033
© 2021 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.
No Result
View All Result
  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG

© 2019 ONDA POÇOS Todos direitos reservados.

ONDA POÇOS

  • Programação
  • Notícias
  • Entrevistas
  • Promoções
  • Contato
  • Artigos
  • Coluna MG