ONDA POÇOS

Ocorrências relacionadas a chuva são registradas em Poços de Caldas

Foto: Bombeiros

Compartilhe nas redes sociais

Os bombeiros registraram ocorrências relacionadas ao período de chuva em Poços de Caldas. Nesta sexta-feira,07, foram três situações, queda de árvore, vistoria em local com risco de desabamento e risco de deslizamento.

A primeira ocorrência foi sobre uma árvore que apresentava risco de queda na estrada para Campestrinho. De acordo com os militares a árvore de grande porte estava apoiada apenas pela fiação de telefone que passava ao lado da estrada. A via foi interditada nos dois sentidos durante alguns minutos. Os bombeiros contaram com apoio de um maquinário disponibilizado pela Defesa Civil para retirada total da árvore naquele trecho.

O segundo caso foi por a tarde, os bombeiros militares atenderam uma ocorrência de risco de desabamento de um muro em um depósito de uma madeireira, no Jardim Campos Elísios. No local, os bombeiros verificaram que havia uma rachadura de pouco mais de 20 metros de extensão, com cerca de 15 centímetro de largura por todo o terreno da construção. Com apoio do Engenheiro da Defesa Civil, foi realizada a evacuação da área em torno do muro e houve a orientação aos proprietários quanto a necessidade de retirada rápida dos materiais naquela região em que poderia ocorrer o colapso estrutural do mural. As obras de contenção já haviam sido providenciadas pelos responsáveis do depósito.

A terceira ocorrência foi no final da tarde quando os militares foram acionados para atender uma ocorrência de risco de deslizamento. Segundo os Bombeiros um movimento de massa havia acontecido em uma área de declive, atrás de uma residência. No local, os militares e a Defesa Civil constataram que havia risco de deslizamento apenas para um terreno baldio. Ainda assim, a moradora foi alertada quanto a necessidade de obra de contenção na região dos fundos de sua residência e também no terreno vizinho.

Foto: Bombeiros

Neste período de chuva os bombeiros alertam as pessoas que moram ou estão em áreas de risco de deslizamentos de terra ou desabamentos:

– Fique atento para os sinais de perigo, como postes ou muros inclinados, portas e janelas emperradas, paredes com trincas ou barrigas e árvores com risco de queda;

-Abandone a área de risco com rapidez, mas sem correria. Ninguém deve se preocupar em levar objetos. Lembre-se de que a vida é o seu maior bem;

-Não retorne ao local de deslizamento sem que a Defesa Civil tenha feito uma avaliação do terreno.

-Mantenha ralos, calhas e bueiros limpos para que o fluxo de água não seja interrompido;

-Em caso de chuvas, cubra encostas ou barrancos próximos a sua residência com lona ou outro material impermeável para diminuir a erosão.