A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, apresentou na tarde desta quarta-feira (2), na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA) o projeto de revitalização das calçadas na área central da cidade.
A implantação de novas calçadas nesta primeira etapa vai acontecer no quadrilátero das ruas Assis Figueiredo, Junqueiras, Praça Pedro Sanches e Avenida Francisco Salles já iniciando no mês de agosto com um cronograma que será informado aos comerciantes com três dias de antecedência para se prepararem para as obras.
Tiago Cavelagna, Secretário Adjunto de Obras, apresentou o projeto e reforça que serão dois turnos de trabalho para garantir menor tempo possível de interdição, com montagem do canteiro de obras por etapas, demolições necessárias e remoção do material utilizado e já com a execução da base para revestimento do novo material de acabamento. Assentamento do novo revestimento com a execução dos canteiros e limpeza geral para a liberação do local e remanejamento do canteiro das obras para um novo trecho.
A revitalização das calçadas contribuirá diretamente para a valorização do espaço público, tornando os locais mais atrativos e convidativo para os poços caldenses e turistas.
O granito foi o material selecionado para o piso face a sua maior resistência e acabamento flameado, proporcionando maior segurança aos pedestres, por apresentar textura antiderrapante.
Está previsto também acabamento em tijolos requeimados, mais resistentes e duráveis, menos suscetíveis às rachaduras e desgaste em comparação com outros materiais, além de conferir um aspecto rústico e charmoso, dando um contraste agradável no mosaico, além de ser de simples manutenção em futuras e possíveis substituições.
O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, tendo como a empresa vencedora da licitação CGPLAN Engenharia, por meio da concorrência pública 001/2023. A fiscalização da bra estará a cargo da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, com investimento de R$ 5.188.106,15.
Cabe ressaltar que toda a revitalização atende às leis de acessibilidade n. 10.098, de dezembro de 2001 ABNT NBR 9050:2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Com consulta aos órgãos, CONPEDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e CONDEPHACT-PC – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg