ONDA POÇOS

Obras de instalação de antenas em praça e parquinho de Poços são suspensas

Compartilhe nas redes sociais

A prefeitura de Poços de Caldas pediu a suspensão das obras de instalação de antenas da operadora Tim na cidade. Uma das antenas que seria instalada no centro de uma praça entre as ruas Itaim e Djalma Muylaert Aires, no Jardim São Paulo, gerou muita reclamação pelos moradores. No bairro São João, a operadora também executa a instalação em um parquinho infantil, muito frequentado por moradores da zona leste de Poços.

Durante entrevista ao programa Giro da Onda desta terça-feira, 29, o secretário de serviços públicos Thiago Biagioni, informou que a prefeitura constatou que a forma com que as obras acontecem não é adequada, além de várias irregularidades que foram verificadas.

“Eu, juntamente com o prefeito Sérgio e o pessoal da fiscalização do setor de posturas visitamos o local. De pronto nós notificamos a empresa que suspendesse os serviços até segunda ordem, para que pudéssemos tomar uma decisão sobre esta questão”, afirmou Thiago Biagioni.

Fotos: Josafá Rodrigues

O projeto da operadora de telefonia está autorizado pelo decreto municipal (13.106, de 25 de setembro de 2019), que permite a concessão onerosa (para fins comerciais) de uso de vias públicas e logradouros à prestadora de serviços de telefonia móvel Tim para instalação de equipamentos de telecomunicações (biosite). Ele tem validade de três anos, renovável por igual período.

De acordo com o site da operadora, a instalação é de um poste metálico multiuso (biosite), capaz de suportar todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio- -Base (ERB) no interior de sua própria estrutura, sendo um modelo sustentável de antena, ocupando menor espaço físico.