Nesta terça-feira (6), deu início a reconstrução da Casa de Chá no Recanto Japonês através do Termo de Colaboração 02/2019, celebrado entre a Prefeitura e a Associação Cultural e Recreativa Nikkey de Poços de Caldas com período previsto para conclusão da obra setembro de 2023.
O secretário de Turismo, Israel Pereira, explica que o Termo de Colaboração foi assinado em agosto de 2019 e a previsão da vinda dos marceneiros era para março de 2020. Com as restrições impostas pela pandemia da COVID19, o cronograma de execução precisou ser alterado e algumas ações permaneceram paralisadas até que a empresa japonesa ajustasse agenda deles para a retomada das atividades fora do Japão, ficando programada a vinda ao Brasil entre os meses de junho e agosto de 2023. Todas as intervenções que não dependiam da vinda dos mestres marceneiros foram realizadas, como, por exemplo, a compra da madeira, a produção das telhas e a execução da base em alvenaria.
Por se tratar de um projeto complexo e diferenciado no Brasil, a parceria entre a Associação Nikkey e secretaria de Turismo visa viabilizar a construção da Casa de Chá, intermediando a comunicação com a equipe do Japão, elaboração do projeto executivo, execução da obra, além da conduzir toda a logística para a recepção dos mestres marceneiros. A arquiteta brasileira Elisabete Emi Niwa, que possui experiência nesta área, é a responsável técnica pelo projeto executivo e direção da obra, além de manter a comunicação com a equipe japonesa.
O projeto também é uma grande oportunidade de promover a aproximação da população local com a comunidade japonesa e nikkei, resgatando tradições e empreendendo na salvaguarda e valorização da cultura japonesa.
O projeto tem apoio do FUNDEPHACT (Fundo Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas, aprovado pelo CONDEPHACT, além de um percentual doado pela Fertilizantes Mitsui à Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, ainda antes de ocorrer o incêndio da Casa de Chá.
O prefeito Sérgio Azevedo, ressalta que em pouco tempo teremos a Casa de Chá. “Esse foi nosso compromisso em entregar a Casa de Chá e em pouco tempo teremos mais um ponto turístico. A Citur tem feito um ótimo trabalho e vão poder realizar novas obras no Recanto Japonês que é um dos mais bonitos pontos turísticos.”
O Recanto Japonês é uma réplica de um jardim japonês, com construções e vegetação típicas. Fica localizado numa vertente da Serra de São Domingos rodeado por uma mata nativa. A antiga casa de chá e o quiosque foram projetados e construídos em estilo japonês. O local inclui um quiosque Azumaya, réplica do Manj-Tei, que existiu nos jardins do palácio imperial japonês, feito de madeira e telhado de palha. No ponto turístico há ainda um pequeno lago artificial e a Fonte dos Três Desejos.
O Recanto Japonês foi inaugurado em 1975, mediante uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas em parceria com a Fertilizantes Mitsui S.A.
O jardim, denominado “YUGUIEN”, que significa amizade e fraternidade, possui diversos símbolos da cultura oriental, sendo o mais significativo deles a “Casa de Chá”, incendiada por vândalos em agosto de 2016.
Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg