ONDA POÇOS

Nutricionista orienta sobre alimentação durante a quaresma

Compartilhe nas redes sociais

Durante a quaresma, muitas pessoas mudam os hábitos alimentares devido a penitências. Algumas retiram durante os quarenta dias, as carnes vermelhas, em seu lugar, entram as carnes brancas e até mesmo saladas. Conversamos com o nutricionista Caio Henrique de Souza que traz algumas dicas para alimentação neste período.

De acordo com Caio, as carnes vermelhas são ricas em proteínas de alto valor biológico, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e zinco. “Podemos conseguimos encontrar esses nutrientes em uma gama muito ampla de alimentos, os mais comuns utilizados como substituição agora na quaresma são os peixes, ovos, leite e seus derivados, mas podemos encontrar em alimentos de origem vegetal como grãos e leguminosas, grão de bico, soja, lentilha, fava, ervilha, e nos vegetais verde escuro como a rúcula, agrião, couve, chicória, brócolis, taioba, ora-pro-nóbis entre outras”, explica.

Ainda segundo o nutricionista, associar o consumo de alguma fruta cítrica, como laranja, abacaxi, acerola, tangerina após o consumo desses alimentos substitutos a carne vermelha, pode auxiliar na absorção de ferro não-heme presente nos alimentos de origem vegetal.

Benefícios da carne branca

De acordo com o nutricionista as carnes brancas possuem as mesmas proteínas e vitaminas presentes na carne vermelha, porém elas contêm uma quantidade menor de gordura saturadas e de colesterol o que pode auxiliar na perda de peso para pessoas com sobrepeso e obesidade e pode contribuir no controle quadros de hipertensão, dislipidemias e diabetes.

“Um estudo de 2019, feito pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA, associa diretamente o consumo elevado de carnes vermelhas com câncer de intestino (colo e reto), isso devido à presença a quantidade de ferro heme presente nas carnes vermelhas que em excesso é toxico e causa danos a estrutura celular. Sendo assim o consumo de carnes brancas associado a redução das vermelhas pode ser uma troca benéfica a saúde”, afirma.

Outro alimento presente na mesa do brasileiro neste período, é o peixe que também possui vários benefícios. “Os peixes, principalmente os de água salgadas, podemos citar o atum e a sardinha que são de fácil acesso a população em geral, são ricos em ômega 3 e ômega 6 que é uma gordura boa com potencial antioxidante, que pode auxiliar na imunidade ponto importante agora em tempos de COVID 19, pode contribuir para memória e para controle de peso”, conta o nutricionista.

Para quem não opta por carnes e peixes, as saladas podem ser uma boa opção. De acordo com Caio, elas precisam conter os vegetais, as leguminosas e os grãos citados anteriormente, para que assim haja garantia de estar recebendo a quantidade adequada de nutrientes necessários para manutenção da saúde diária.

“Vale lembrar também que é muito importante não realizar restrições alimentares nesse período de quaresma, restrições podem gerar compulsão alimentar e é muito importante que quem queira perder peso procure ajuda de um profissional nutricionista capacitado para lhe ajudar. Utilize esse período para se arriscar na cozinha e descobrir novos sabores e novas receitas mantendo assim sua alimentação mais dinâmica e mais saudável”, orienta.

 Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/FzCwITmJueH7GmvIWYLJpm