A Secretaria Municipal de Saúde, de Poços de Caldas, iniciou nesta sexta-feira, 17, um novo jeito de divulgar as notificações do coronavirus. A partir de hoje, nas informações divulgadas no boletim epidemiológico, constarão números de casos curados, suspeitos, confirmados e internados.
Em novo layout, a divulgação traz mais detalhes, com o objetivo de facilitar a compreensão e proporcionar maior entendimento da situação epidemiológica da Covid-19 no município. “Desde o início da pandemia, sempre foi uma preocupação nossa fornecer dados precisos para a população. Nesta semana tivemos um dinamismo epidemiológico que reforçou a necessidade deste maior detalhamento”, comentou Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. A finalidade da mudança é responder de forma direta, aos questionamentos da população. “A cada boletim divulgado, sempre éramos questionados, como profissionais de saúde, a responder questões que não ficavam tão claras para a população. Com este formato, pensado e repensado, buscamos responder a todas estas dúvidas”,complementou Camila Bacelar, coordenadora da Divisão de Atenção Básica. Antes desta mudança, a Secretaria de Saúde utilizava o modelo baseado na comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em que eram informados apenas: total de notificações, casos suspeitos, confirmados, descartados e óbitos. “Sem dúvidas, esta riqueza de detalhes trazida pelo novo boletim vai contemplar a maior parte das perguntas apresentadas pela imprensa e pela população em geral. Poços passa a ter um modelo original de comunicação para a Covid-19, baseado sim em pesquisas e modelos de outros municípios, mas aprimorado para atender as demandas da nossa cidade”, disse Aline Fallaci, gerente de Controle de Qualidade de Atendimento. Além destes três setores da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria de Comunicação Social também participou da elaboração deste novo boletim, com o desenvolvimento de layout exclusivo parao informe municipal. “Todas as nossas ações são pautadas em diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, e dentro destes princípios, dentro da transparência, a comunicação clara e precisa é fundamental neste enfrentamento da pandemia. Toda a equipe envolvida está de parabéns pelo trabalho”, declarou Carlos Mosconi, secretário de Saúde.
Mais Informações
O novo boletim traz o número total de suspeitos notificados e as informações referentes a: investigação concluída, casos suspeitos em investigação e casos confirmados. O detalhamento inclui: casos descartados por exame laboratorial, alta por critério clínico, casos suspeitos em isolamento domiciliar, internações em ala/UTI, curados, óbitos confirmados e óbitos em investigação.
Situação em Poços
Quatro casos confirmados foram incluídos na atualização desta sexta-feira, 17. Eles são referentes a uma família que testou positivo para a Covid-19. A mulher de 40 anos esteve em São Paulo, voltou com os sintomas e foi diagnosticada. O marido, de 44 anos, chegou a ser hospitalizado. Os dois filhos do casal também ficaram sintomáticos leves. A família segue em isolamento domiciliar, acompanhada pela Secretaria Municipal de Saúde. Agora são oito casos confirmados no município e 27 descartados. Esta semana, dois óbitos foram registrados na cidade: o de um homem de 74 anos, na última segunda, 13. O paciente apresentou sintomas gripais após voltar de um cruzeiro pelo Caribe. O exame analisado pela Funed, a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, testou negativo para Covid-19. No entanto, um teste rápido feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços, teve resultado positivo para Covid – 19. O serviço funerário e a família foram orientados a proceder com o velório e o sepultamento, adotando os cuidados recomendados para a Covid – 19. O caso foi informado à Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que por enquanto o classifica como um óbito em investigação. O segundo óbito foi o de um paciente de 67 anos queapresentou sintomas gripais: febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar, após chegar de uma viagem ao Caribe, no mês passado e testou positivo para Covid-19. Este é o primeiro óbito confirmado mas que ainda não aparece nos dados da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais.
Informe Epidemiológico
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 17 e apresentado no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”, no Estado são 76.494 notificações;72.860 casos suspeitos; 1.021 confirmados,2.578 descartados e 35 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.
Confira abaixo os números na íntegra.