Uma nova espécie de inseto aquático foi descoberta pela professora e pesquisadora do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Mireile Reis dos Santos, durante sua pesquisa de doutorado (2014 a 2018). Tratava-se da larva de inseto da ordem Megaloptera – Familia Sialidae – Gênero Ilyobius sp., encontrada no Morro do Ferro, na cidade. Desde então, pesquisadores do Laboratório de Entomologia Aquática da Universidade Federal de São Carlos, coordenados pela professora Livia Maria Fusari, juntamente com a profissional do Instituto de Pesquisas da Amazônia – Laboratório de Citotaxonomia e Insetos Aquáticos, Neusa Hamada, vem tentando criá-la até seu ciclo completo (até ficar adulta) para descrevê-la. A descrição de um inseto só pode ocorrer se obtiverem o ciclo completo, de larva a adulto.
Segundo os pesquisadores, trata-se de um bichinho raro (ocorre em baixa abundância e apenas em poucos locais da Mata atlântica) e é de difícil criação. Todas as larvas que levaram, em diversas tentativas, morreram. Até que em junho de 2021 foram coletadas mais algumas. Desta vez, houve sucesso: o inseto cresceu e pôde ser descrito, confirmando que era uma espécie nova, a quarta a ser descrita do gênero. Os estudos resultaram na produção de um artigo científico, publicado na revista internacional Zootaxa.
Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link –>https://chat.whatsapp.com/EkhjpwUKHiQCgEIr9c2pgm