A coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes, irá solicitar à polícia que apure a denúncia sobre a circulação de um carro com um adesivo da bandeira dos Confederados pelas ruas de Poços de Caldas-MG. A denúncia veio à tona após a divulgação de fotos do carro na internet, flagrado circulando pelas ruas da área central no fim de dezembro de 2024, com um adesivo da bandeira colado no vidro traseiro do veículo. Essa bandeira é um símbolo associado à defesa da escravidão durante a Guerra Civil norte-americana e passou a ser um emblema de ódio, supremacia branca e racismo.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
Para Nanci, atos como esse são inadmissíveis nos dias de hoje, em um contexto em que existe um trabalho intenso de conscientização em prol da igualdade e do respeito. A prefeitura de Poços de Caldas, enquanto governo, não compactua com esse tipo de atitude e não concorda com qualquer forma de discriminação.
Ao tomar conhecimento da denúncia, grupos e entidades que representam a comunidade negra de Poços de Caldas, como a Entidade Afro Cultural Brasileira Chico Rei e os Coletivos Laudelina Campos Melo, Conep, Unegro e o Conselho Municipal da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas (Compiré), emitiram uma nota de repúdio manifestando-se contra os atos racistas praticados no município e no país.
As entidades que assinam o documento exigem que as autoridades competentes identifiquem os responsáveis pelo ato. Os representantes dos partidos PCdoB, PV, PT, PSB, UP e PSOL também assinaram uma nota de repúdio em conjunto.