As regiões Nordeste e Leste de Minas Gerais regrediram para a Onda Vermelha, nesta fase restritiva apenas é permitido o funcionamento de serviços essenciais, como supermercados e farmácias. O anúncio foi feito nesta quarta-feira,18, durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, que identificou o aumento de 11% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado.
A região do Vale do Aço continua na onda amarela, as outras nove regiões ( Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro Sul) permanecem na onda verde, fase que é permitida o funcionamento de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.
Avaliação
Segundo o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, a decisão de regredir as quatro regiões foi tomada após a constatação da piora nos índices de transmissão, incidência e ocupação dos leitos em algumas localidades.
O secretário afirmou que o Minas Consciente foi desenvolvido para acompanhar de perto essas oscilações, avançando quando possível e regredindo quando necessário.
Balanço
Até o momento, 657 cidades mineiras aderiram ao plano Minas Consciente, impactando 13,4 milhões de pessoas. Neste contexto, 534 cidades do estado com menos de 30 mil habitantes registraram incidência da covid-19 abaixo de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: