07 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Existem referências que apontam a data como um marco da introdução do chocolate na Europa em 1550. Fato é que o produto é consumido de várias formas no mundo todo, e possui muitos benefícios. Para falar sobre eles, nossa equipe conversou com a nutricionista Bruna Gonçalves.
De acordo com Bruna o chocolate tem benefícios como ser fonte de micronutrientes como magnésio, cobre, ferro, manganês, potássio, zinco e selênio. “Além de ser rico em antioxidantes, o cacau possui os polifenóis, que são compostos bioativos que previnem o envelhecimento precoce. E ainda auxiliam no fluxo sanguíneo prevenindo doenças cardiovasculares ”, explica.
O produto consumido em qualquer época do ano, possui fator anti-inflatório; auxilia na diminuição dos valores de colesterol RUIM-LDL e aumento do Colesterol BOM- HDL, o chocolate também possui os flavonoides que agem no bom funcionamento das células combatendo as inflamações.
Sensações de felicidade
Ainda segundo a nutricionista, o chocolate melhora na sensação de bem-estar, alivia o estresse e irritabilidade, por liberar a serotonina, substância responsável por e sensações de felicidade, tranquilidade, prazer.
O chocolate amargo que também faz parte da vida de muitas pessoas, é um grande aliado na queima de gordura, pois contém gordura monoinsaturadas que estimula o organismo a um gasto de energia provenientes dos estoques de gordura, claro, se estiver combinado com outros fatores: Como alimentação equilibrada e atividade física por exemplo.
Também auxilia na sensação de saciedade, ao consumir o chocolate, acontece uma diminuição na quantidade do hormônio Grelina, que tem como função de aumentar o apetite.
O produto se torna uma boa opção para pré – treino: Fornece energia, portanto pode ser combinado com outros alimentos para a refeição dos praticantes de atividade física.
Os benefícios do chocolate nas fases da vida variam?
Bruna explica que os benefícios do chocolate ao longo das fases da vida não variam, o que se observa pelas pesquisas é:
Para crianças: Melhora da sensação de bem-estar e diminuição do estresse; Função antioxidante; E também fornece energia, portanto o recomendado é oferecer no período do dia até as 19h, para não deixar a criança agitada próximo ao horário de dormir.
A nutricionista recomenda que é importante os pais se atentarem à qualidade da composição do chocolate que será oferecido a criança, observando a lista de ingredientes, sem exagerar nas quantidades; e não oferecer chocolates para crianças antes dos 3 anos de idade, devido a sua composição.
Para idosos
Algumas pesquisas demostram que pelo chocolate conter os flavonoides, eles melhoram a função cognitiva, memória e raciocínio do idoso, além dos demais benefícios já citados;
A nutricionista ressalta que, o que é importante conter no chocolate; maior teor de cacau de 60% a 70%, menor quantidade de açúcar entre outros ingredientes.
“Os consumidores devem sempre ler o rótulo, assim como em qualquer outro alimento, no rótulo contém informações muito importantes sobre o produto, leia a lista de ingredientes, pois, o primeiro o ingrediente que contém na lista é o ingrediente em maior concentração no alimento, no caso do chocolate, sempre procure por cacau, ou massa de cacau, como primeiro ingrediente e por último os açúcares”, orienta.
Apesar dos inúmeros benefícios, é importante não exagerar no consumo. A quantidade recomendada de 2 a 3 quadradinhos do chocolate 70% cacau, não ultrapassar 30g por dia, pois mesmo com tantos benefícios, na composição do chocolate ainda são encontrados outros ingredientes como exemplo: gorduras saturadas, açucares, conservantes entre outros.
? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo: