ONDA POÇOS

Neurologista orienta sobre consumo do café

Compartilhe nas redes sociais

Nesta quarta-feira,24, foi comemorado o Dia Nacional do Café. A segunda bebida mais consumida no mundo. Seja em casa pela manhã, a caminho do trabalho durante uma pausa em uma padaria, ou mesmo no trabalho. O café está presente todos os dias na vida das pessoas, e para abordar os benefícios e os malefícios que ele pode trazer à saúde, o jornalismo da Onda Poços conversou com o neurologista da Unimed, Eduardo Leite Ribeiro do Valle.

“Como toda substância, como todo produto ele tem benefícios e malefícios. E principalmente na questão cerebral. Como benefícios, para a mente do ser humano ele é um estimulante, um psicoestimulante que causa alerta, tira o sono, ajuda a concentrar e ajuda também a manter a pressão arterial e outras funções no organismo”, explica.

Mas vale lembrar que o café também pode trazer malefícios quando consumido em excesso, como explica o neurologista.

“Pode causar taquicardia, o coração acelerar, cefaleia, piorar enxaquecas, causar insônia, causar irritabilidade, tremor. Portanto, a gente tem que evitar o excesso de café. Um pouco ele é bom, ele tem seus benefícios, mas o excesso pode trazer consequências, que não serão boas”, relata.

Atenção para o café não atrapalhar a noite de sono!

De acordo com o neurologista, é importante que a pessoa não tome café após às 16h, pois pode causar insônia, principalmente para aquelas que têm uma sensibilidade maior. Dependendo da quantidade e do horário que se tomar o café, pode atrapalhar o sono.

“É recomendado que a pessoa não tome mais do que quatro xícaras, em média duas xícaras de café já seria o razoável durante o dia, e principalmente que não tome após as dezesseis horas para não atrapalhar o sono”, explica.

Ainda conforme o neurologista, o consumo acima de quatro xícaras é prejudicial e leva em consideração cada tipo de organismo. “Tem pessoas que consomem em dose menor e já perdem o sono e não dormem direito, enquanto tem pessoas que tem uma tolerância maior a uma quantidade maior, mas em geral o excesso é prejudicial, pode causar gastrite, enxaqueca, insônia, aumentar pressão arterial, taquicardia. Café é muito bom, é uma bebida que pode ser utilizada principalmente de manhã para acordar, para ficar mais alerta e até concentrado, porém sem excesso. Temos que consumir com moderação para que não cause nenhum malefício”, finaliza.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/IZykHTiHhXTDlepRJbKwVg