ONDA POÇOS

Negros representam 51,8% dos empreendedores no Brasil

Foto: Gabriela Gonçalves

Compartilhe nas redes sociais

Os negros representam 51,8% dos empreendedores no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNADC) no levantamento feito no 1º trimestre de 2019. Os homens negros donos do próprio negócio são em 9.867.424, sendo 35%. As mulheres negras empreendedoras são em 4.727.731 o equivalente a 16%.

Entre estas empreendedoras está a Gabriela Gonçalves de 33 anos que abriu a loja virtual voltada para a cultura africana em 2019. “ Sou mãe solo e me peguei criando a Black Boutique a partir de um desemprego no começo de 2019. Eu sempre trabalhei no comércio como vendedora e gerente, e por morar em Poços de Caldas cidade militarista eu sentia na pele e no olhar o racismo, foram 15 anos trabalhando no comércio fazendo bicos. Também em alguns hotéis. Minha trajetória de vida não é diferente de nenhuma mulher preta, ou seja, sem privilégio nenhum, foi de muita batalha muitos nãos, mas também foi de grandes conquistas de achar o meu espaço fazer bons amigos”, relata.

Ainda de acordo com Gabriela A Black Boutique já estava em sua mente, mas não sabia de que maneira poderia trazer a ancestralidade do povo negro para Poços de Caldas. “Eu não sabia o que eu iria vender na loja uma vez que eu só via por revistas jornais e pela internet a cultura africana. A minha admiração pela cultura africana é bem antiga é coisa de criança mesmo porque eu cresci com a minha identidade preta intacta. Uma família orgulhosa das origens”.

Ainda segundo a empreendedora em Poços de Caldas, ainda encontra dificuldade pelo próprio povo negro e que as vendas são boas para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Conheça a loja de Gabriela clicando aqui.

O empreendedorismo também entrou na vida de Lais Fausta Leandro Teodoro de 25 anos. Antes de abrir o próprio salão e trabalhar com tranças, entrelaces, serviços relacionados a cultura afro, Lais trabalhava na cozinha de uma empresa multinacional em Poços de Caldas. “ Decidi sair, fiz curso e comecei a trabalhar com cabelo porque era o que eu realmente gostava. Desde então não parei. Após alguns trabalhos em salões, Lais resolveu abrir o seu próprio negócio no início deste mês.

Conheça o trabalho de Lais clicando aqui.

? Receba as notícias através do grupo oficial do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Clique no link abaixo:

https://chat.whatsapp.com/BF32tm79VVkK2sHxg4MUw7