Na próxima sexta-feira, 12 de setembro, é o aniversário de nascimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Para celebrar a data e aproveitando os recentes achados históricos relacionados a JK, a partir do acervo de sua governanta, Tereza Bonifácio, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas convida o público para a exposição “Idas e vindas: entre Poços e Brasília”.
Clique aqui e participe do grupo de notícias da Onda Poços no WhatsApp 📲
A exposição temporária, que terá início na sexta (12), celebra os tesouros históricos – uma carta escrita por JK no final de seu mandato, juntamente com o Livro de Ouro pertencente à Tereza Bonifácio – recentemente encontrados durante inventário do acervo do MHGP, pela estagiária de Museologia, Jussara Soares.
Além da carta, enviada a várias pessoas no encerramento do governo de JK, que utilizou técnicas modernas de reprodução da época, possibilitando que o ex-presidente a encaminhasse a diversos destinatários, o Museu conta também com um Livro de Ouro com mensagem escrita de próprio punho por Juscelino Kubitschek, direcionada a Tereza, governanta do Palácio da Alvorada, além de diversas assinaturas importantes, incluindo as de sua esposa Sarah, suas filhas Maria Estela e Márcia, e várias autoridades da época.
A mostra traz também fotos do ex-presidente em Poços de Caldas e uma entrevista com Tereza Bonifácio, gravada em 2004 e disponibilizada pela TV Poços. Além disso, a carta e o Livro de Ouro originais estarão expostos para visitação, em vitrines especiais que resguardam a preservação do material.
“A exposição terá duração de uma semana, começando no dia 12 de setembro, em homenagem ao 123º aniversário de Juscelino Kubitschek. Convidamos a todos para conhecer os registros de Juscelino Kubitschek e Tereza Bonifácio no Museu”, destaca a coordenadora, Lavínia du Valle.
Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961, período em que adotou o ambicioso slogan “50 anos em 5”, simbolizando sua proposta de promover, em apenas cinco anos de governo, o equivalente a cinquenta anos de progresso para o país. Sua gestão ficou marcada por grandes investimentos em infraestrutura, industrialização e pela construção de Brasília, a nova capital federal.
A carta especial ligada à história política do Brasil está entre os documentos preservados e outros registros preciosos no acervo histórico do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, disponível para acesso público.
Serviço
Exposição “Idas e vindas: entre Poços e Brasília”
De 12 a 19 de setembro
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Rua Padre Henry Mothon, s/n – Centro – Poços de Caldas – MG
Horários de visitação:
de terça a sexta: das 9h30 às 17h;
sábados: das 12h30 às 16h30;
domingos e feriados: das 9h às 13h;
segunda-feira: fechado para manutenção
Contato: (35) 3697-2197 ou [email protected]
Acompanhe: @museudepocosdecaldas