ONDA POÇOS

Multa para banco que descumprir tempo de espera fica mais cara

Compartilhe nas redes sociais

Uma nova lei municipal aumentou o valor das multas para a agência bancária que não respeitar o tempo máximo de espera de atendimento nos caixas presenciais. A publicação está disponível no Diário Oficial do Município de hoje (8). A lei 9.675 altera a de número 8.665, de 20 de maio de 2010.

Agora, a multa equivale a 7 mil UFMs (Unidades Fiscais do Município). Em caso de reincidência, a o valor sobre para 14 mil UFMs no mínimo, sendo o máximo do estabelecido no parágrafo único do art. 57 da Lei Federal 8.078, de 11 de setembro de 1990, do – Código de Defesa do Consumidor.

Além de aumentar a multa, a nova lei determina que o tempo de espera deve ser contado desde o início do atendimento do usuário, que geralmente começa no pré-atendimento ou triagem a qualquer título. O tempo máximo de espera de atendimento é de 15 minutos em dias normais e de até 30 minutos nas vésperas, após feriados prolongados e nos dias de pagamento do funcionalismo público.

O consumidor, verificado o excesso de prazo para atendimento, pode ser entregar a senha com protocolo ao Procon para autuação da agência. Além disso, informações quanto à atividade fiscalizatória e/ou denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo aplicativo Eouve.

A lei municipal garante o tempo máximo para atendimento nos caixas presenciais para recebimento de valores ou pagamento de contas, não se aplicando ao atendimento personalizado realizado por gerentes e/ou atendentes em outros setores das agências.

Receba as notícias através das comunidades oficiais do jornalismo da Onda Poços no seu WhatsApp. Não se preocupe, somente nossos administradores poderão fazer publicações, evitando assim conteúdos impróprios e inadequados. Lembre-se de salvar o número do jornalismo no seu celular para melhor visualização das notícias e links. Clique no link –> https://chat.whatsapp.com/KB7nHMtahzo8Xu8FC8iPkM